Bolsas são destinadas a estudantes brasileiros que não têm diploma de ensino superior e possuam renda familiar mensal per capita bruta de até 1 salário mínimo e meio
André Nicolau, colaboração para a CNN Brasil
A PUCRS abriu as inscrições para o Programa Sementes, iniciativa que oportuniza o acesso ao ensino superior a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.
Nesta edição, a universidade está oferecendo 500 bolsas integrais em cursos de graduação online para o polo de Porto Alegre. As bolsas são destinadas a estudantes brasileiros que não têm diploma de ensino superior e tenham renda familiar mensal per capita bruta de até 1 salário mínimo e meio.
Para participar, os candidatos precisam ter realizado o Enem entre 2011 e 2024 e não podem ter vínculo prévio com a PUC-RS nos cursos de graduação. As inscrições e envio da documentação devem ser feitos até 24 de outubro
Todos os dez cursos oferecidos pela graduação online podem ser acessados com as vagas do Programa Sementes, são eles Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira, Marketing, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Banco de Dados, Comércio Exterior, Processos Gerenciais, Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Pública.
As inscrições podem ser feitas no site do programa, onde os candidatos também podem encontrar o edital completo e a lista de documentos necessários para envio.
A relação de candidatos aprovados será conhecida no dia 8 de dezembro e o início das aulas será em 19 de fevereiro de 2026.
Divulgação