A tarde ensolarada de ontem, domingo, 17, marcou o último dia de funcionamento do Parque da Cidade, antes de receber a montagem das estruturas da COP30. Famílias, crianças e grupos de amigos desfrutaram do espaço mais uma vez antes do fechamento. Em pouco menos de dois meses de funcionamento, o espaço contabilizou mais de 670 mil visitantes.
O público aproveitou os principais espaços do local, como a Esplanada das Fontes, o Skate Park e o Balé das Águas. Kelly Vaz, de 29 anos, marcou presença no último dia acompanhada dos filhos gêmeos, de 6 anos. Para ela, o clima era de despedida, mas não poderia deixar de viver essa última experiência antes do fechamento. “Infelizmente não consegui vir antes, então aproveitei que a programação encerrava no final de semana para trazer as crianças para se divertirem na Esplanada das Fontes. É uma pena que ficará fechado, mas com a experiência que tivemos hoje, com certeza quero voltar com eles [os filhos] logo que reabrir”, afirmou.
PRÓXIMOS PASSOS
A partir desta segunda-feira, 18, a área será entregue ao Governo Federal e à Organização das Nações Unidas (ONU), que vão iniciar a instalação dos pavilhões da Blue Zone e da Green Zone, locais onde vão ocorrer negociações e plenárias da conferência internacional sobre mudanças climáticas.

SAUDOSISMO
O clima no parque foi de celebração, mas também de saudade antecipada. Famílias aproveitaram a oportunidade para promover piqueniques, como foi o caso de Alessandra Carvalho, de 36 anos. Moradora de Marituba, região Metropolitana de Belém, ela foi ao Parque com amigos e familiares.
“Viemos em 7 pessoas e posso dizer que estou impressionada com o espaço. É sempre uma ótima oportunidade de trazer as crianças para que elas se divirtam. Minhas filhas já correram, brincaram no playground, foram até a Esplanada das Fontes. Amei a programação e tenho certeza que elas também”, disse.
O auxiliar administrativo, Leonardo Valois, de 42 anos, foi até o espaço com amigos que ainda não o conheciam. “Pensei: ‘é a última chance deles [os amigos] de conhecerem esse lugar maravilhoso logo!’ É um ambiente muito bom para a cidade e muito bem elaborado. Esperamos que em um futuro próximo, após a COP30, possamos desfrutar novamente daqui”, afirmou.
Considerada a maior intervenção urbana em Belém nos últimos 100 anos, a estrutura do parque inclui quadras esportivas, pista de skate, ciclovias, playgrounds, área pet, quiosques e um parque aquático infantil, com brinquedos interativos e acessibilidade. Após a conferência das Nações Unidas, o parque será reaberto e contará também com os prédios de gastronomia e de economia criativa, que estão em fase final de construção.
Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias
