Moradores do bairro do Coqueiro precisam se trancar no imóvel para evitar ataques; criança alérgica e idosa estão no local.
Uma família residente no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, enfrenta momentos de pânico e isolamento após a formação de um enxame de abelhas no quintal de casa. A situação tem forçado os moradores a se trancarem no imóvel para evitar ataques.
A moradora e administradora Camila Lucas percebeu a presença dos insetos no último sábado (8). Segundo ela, a formação foi rápida: por volta das 11h, ao ir buscar as roupas no varal — que não estavam lá no início da manhã —, notou uma grande quantidade de abelhas se aglomerando no terreno.
A preocupação é ainda maior devido aos integrantes da residência. Camila mora com a mãe idosa, a aposentada Maria Coelho, o marido e dois filhos, sendo um deles alérgico a picadas de insetos. O medo de ataques restringiu a rotina da casa, impedindo tarefas simples do dia a dia. Com o calor intenso e as abelhas rondando portas e janelas, o confinamento se tornou um desafio incômodo.
Falta de Remoção e Reincidência na Região
Diante do risco, Camila acionou o Corpo de Bombeiros. No entanto, a moradora relata que a corporação orientou a contratação particular de um apicultor caso houvesse urgência, ou que aguardassem o atendimento por ordem de fila de ocorrências.
Este não é um caso isolado em Ananindeua. Na semana anterior, moradores do bairro do Atalaia denunciaram a convivência de cinco meses com um enxame no quintal, que resultou no crescimento do ninho, invasão da residência e pelo menos três pessoas picadas.
Posicionamento das Autoridades
- Corpo de Bombeiros: Informou, em nota, que enviará uma equipe à residência no bairro do Coqueiro para avaliar o local e definir as medidas cabíveis.
- Defesa Civil de Ananindeua: Esclareceu que atua de forma complementar e após o acionamento inicial dos bombeiros. O órgão reforça que a população não deve tentar remover o enxame por conta própria e precisa acionar imediatamente o resgate pelo número 193.
Foto reprodução





