domingo, julho 13, 2025
Desde 1876

Transuruará é estratégica para desenvolvimento econômico do oeste do Pará

Considerada um dos principais corredores logísticos para o desenvolvimento econômico da região oeste paraense, a nova rodovia PA-370, conhecida como Transuruará, entregue há um mês pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), é estratégica para conectar as regiões de integração Baixo Amazonas e Xingu. 

“Esta obra representa um verdadeiro marco para o desenvolvimento do oeste do Pará. Com os 150 quilômetros asfaltados, estamos promovendo não apenas a melhoria da mobilidade, mas também impulsionando a economia local. A rodovia facilita o escoamento de produtos como soja e milho, além de conectar comunidades que antes enfrentavam grandes desafios de acesso. Com esta ação, garantimos mais segurança para os motoristas e maior qualidade de vida para as famílias da região, consolidando o compromisso do Governo com a infraestrutura e o progresso sustentável do nosso estado”, ressalta Adler Silveira, titular da Seinfra. 

Com início na zona urbana de Santarém e extensão até o município de Uruará, a nova Transuruará encurta o tempo de deslocamentos e os caminhos da produção econômica até o Porto de Santarém, o que influencia positivamente na geração de emprego e renda, por reduzir os custos de transporte e torna o mercado local mais competitivo. 

VICINAL CUAMBA

Neste sábado, 15, um mês após a entrega da nova Transuruará, o Governo do Estado entrega a pavimentação da vicinal Cuamba, que liga os municípios de Alenquer e Monte Alegre, na região de integração do Baixo Amazonas. Com 53 km de extensão, a nova estrada representa um avanço significativo para a economia local, a mobilidade da população e a infraestrutura regional.

Com a nova pavimentação, o tempo de deslocamento entre os dois municípios, que antes chegava a duas horas, será reduzido para apenas uma hora. Além disso, moradores de Oriximiná, Óbidos, Curuá e Prainha terão um acesso mais rápido à estrada, diminuindo o trajeto até o Porto de Santana do Tapará, de onde podem seguir para Santarém. No total, mais de 220 km de asfalto novo vão beneficiar a região.

Fonte e imagens: Agência Pará de Notícias

bn-avistao-300x100
bn-avistao-300x100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,914FansLike
3,618FollowersFollow
22,400SubscribersSubscribe
bn-avistao-320x320
bn-avistao-320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px

Mais recentes