terça-feira, abril 28, 2026
Desde 1876

Prefeitura celebra 20 anos da Educação Indígena em Santarém

Apresentações culturais e a socialização de experiências pedagógicas deram o tom do evento comemorativo

Valorização de saberes e avanços foram celebrados no evento “Entre saberes e territórios: 20 anos da educação indígena em Santarém – Resistir, ensinar e existir”, realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta segunda-feira (27), no Centro de Convenções Sebastião Tapajós.

Na oportunidade, educadores e lideranças indígenas relembraram os caminhos percorridos ao longo das últimas duas décadas, destacando a importância do diálogo entre o governo municipal e os povos originários, que tem resultado em políticas públicas, cada vez mais, voltadas ao respeito à cultura indígena.

A programação, apresentações culturais, palestras, rodas de conversa e exposições de fotos e de trabalhos ilustraram as vivências e saberes dos territórios. Participaram do evento o vice-prefeito de Santarém, Carlos Martins; o secretário municipal de Educação, Nilton Araújo; a coordenadora do Núcleo de Educação Indígena da Semed, Jecilaine Borari; além de lideranças e referências indígenas como Josenildo Munduruku.

“A educação é o ponto de partida para que nós possamos demarcar território também, garantindo os nossos direitos e alcançando mais políticas públicas que nos beneficiem. Ficamos felizes que, hoje, as nossas escolas são construídas a partir da escuta da comunidade. Isso é de suma importância para nós!”, relatou Jecilaine.

Santarém foi o primeiro município brasileiro a construir escolas em arquitetura indígena (com salas de aula em formato de malocas). Atualmente, há 67 escolas municipais indígenas (14 etnias), que, além das disciplinas tradicionais, ofertam aulas de Notório Saber e línguas Nheengatu, Munduruku e Apiaká. Em sua maioria, os servidores que atuam nas escolas indígenas são dos próprios territórios.

Em sua fala, o secretário Nilton destacou que muitos investimentos em infraestrutura já chegaram às aldeias, especialmente com a construção de novas escolas, mas que muito ainda precisa ser feito.

“Temos muitas escolas ainda que foram construídas pelos esforços das comunidades, e não é isso que queremos. Todas as crianças merecem estudar em espaços bonitos e adequados. O conhecimento tradicional cultural, mais as disciplinas regulares, é que vão fazer com que mais lideranças, doutores e advogados saiam de dentro dos territórios. O nosso principal compromisso hoje é conseguir integrar a educação indígena, seja ela aplicada na região de rios, planalto ou mesmo na área urbana”, disse.

O vice-prefeito Carlos Martins ressaltou a importância de celebrar e valorizar a educação indígena. “Certamente, olhando para trás, podemos constatar os avanços da educação indígena no município. Claro que esse resultado positivo só é possível porque ocorre um diálogo, e, com base nisso, podemos avançar ainda mais, para que, nos próximos 30, 40 anos, tenhamos muito mais a comemorar”, frisou.

Fonte e imagens: Agência Santarém

banner-pmb-300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,539FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
banner liquida avistao - 320x320
GovPa_UsiPazStaIzabel_WebBanner_320x320px_Abr26

Mais recentes