domingo, julho 14, 2024
Desde 1876

Ação municipal reforça segurança na capital e nos distritos durante o veraneio

Por meio da Guarda Municipal de Belém, a Prefeitura está com reforço no policiamento na capital e nos distritos durante a temporada de verão. São pelo menos 250 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos atuando diuturnamente nessas localidades para garantir que as férias escolares sejam tranquilas para todos.

As famílias que foram aproveitar as praias no sábado, 6, e domingo, 7, nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci  e ilhas de Cotijuba e Combu, sentiram a presença das forças de segurança promovendo o policiamento preventivo e ostensivo nas praias e nos bairros. 

Em Mosqueiro, os motoristas e veranistas que chegavam foram recebidos no pórtico com uma campanha informativa que teve distribuição de folders sobre as leis de combate à violência doméstica, importunação sexual, a proibição do uso de linhas enceradas na hora de soltar pipas, sobre o combate à poluição sonora, entre outras. Ainda no pórtico, 28 veículos, entre vans, motos e ônibus foram fiscalizados e 660 pessoas abordadas. Nas ruas e bairros da bucólica,10 carros com som automotivo foram orientados sobre o volume do som permitido de 70 decibéis de 6h às 18h e 60 decibéis a partir das 18h, para não configurar  poluição sonora e crime ambiental.

A mesma ação informativa aconteceu na praia Grande, em Outeiro. A ilha de Caratateua, também recebeu ação conjunta de fiscalização com o Juizado da Infância e Juventude em cinco bares.

“Tivemos a iniciativa de distribuir os panfletos para que o cidadão saiba das leis e que estamos combatendo qualquer tipo de violação”, disse o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, presente durante a campanha. “Aproveitamos para interagir com as famílias, tirar algumas dúvidas de como acionar a GMB, pelo 153 ou a PM pelo 190, caso seja necessário”, explicou Joel.

Na praia do Farol, em Mosqueiro, e na praia Grande, em Outeiro, os guardas municipais fizeram apreensão de 16 carretéis de linhas cortantes durante o final de semana. 

Além da segurança, a Guarda levou atividade voltada para o público infantil. A ação “Bora Colorir”, com desenhos sobre temas da Guarda Municipal para serem coloridos, foi realizada no caramanchão, na Praia do Farol. 

“Ações como essa demonstram que a Guarda Municipal está ao lado da população em todas as ocasiões. Estamos com a segurança reforçada para o preventivo e ostensivo nos balneários, promovendo, também, o policiamento de proximidade. Esse tipo de ação é benéfico e o cidadão confia mais no nosso trabalho”, concluiu o inspetor-geral. 

A dona de casa Regina Freitas veio do Moju passar as férias em Mosqueiro e aproveitou para levar as filhas Lenaile,4, Landria,9, e a sobrinha Eloisa Silva, 7, para participarem das atividades realizadas pela Guarda Municipal.

“ Achei esse espaço muito legal. Minhas filhas adoraram pintar e conhecer a Guarda Municipal de Belém”, salientou a veranista.

 Em Icoaraci, a segurança foi reforçada nos dois dias no trapiche de embarque e desembarque para Cotijuba e na orla. Os guardas também participaram de uma ação de trânsito com a Semob. 

CRIANÇA PERDIDA

Apesar da tranquilidade, uma equipe do Grupamento de Ações Táticas (GAT) encontrou, na tarde do sábado, uma criança de cinco anos perdida na orla, às proximidades da concha acústica. Os guardas saíram andando com a criança procurando os familiares e, ao chegarem à praia do Cruzeiro, encontraram a mãe. Os guardas orientaram os familiares e fizeram o ato de entrega da menina.

O patrulhamento fluvial também agiu nos rios com fiscalização e abordagem. Nos dois dias, seis embarcações entre barcos e motos aquáticas foram fiscalizadas, orientadas e abordadas. A GMB avaliou como tranquilo o primeiro final de semana das férias escolares.  

Em Belém, o grupamento Operacional deu apoio no último dia do cortejo do Arraial do Pavulagem e o Grupamento Ronda da Capital (Rondac) reforçou a segurança do Portal da Amazônia. O reforço na segurança nos distritos e ilhas continua até o dia 31 de julho.

Imagens: Agência Belém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo