Nesse domingo de amanhã, dia 13 de setembro, a Universidade Federal do Pará vai sediar o encerramento da I Olimpíada Nortista de Geociências (OnGeo). O evento vai reunir, às 8h, no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), estudantes de ensino médio da rede pública das cinco regiões brasileiras que participarão da etapa final da competição. As equipes de alunos e professores são oriundas dos estados do Amazonas, de São Paulo, de Santa Catarina, de Brasília e do Maranhão. Elas chegam a Belém nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, e partem para a cidade de Bragança, em trabalho de campo.
A competição foi iniciada no mês de maio, no formato on-line e tem caráter multidisciplinar e interinstitucional reunindo uma rede de pesquisadores(as) de diversas universidades brasileiras, sob a coordenação da Universidade Federal de Viçosa (MG). A Universidade Federal do Pará participa da atividade por intermédio da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC), com o Projeto “Ações Extensionistas da Faculdade de Geografia e Cartografia – UFPA na I Olimpíada Nortista de Geociências (OnGeo): popularização das Geociências e realização da etapa presencial”.
“A I Olimpíada Nortista de Geociências é uma olimpíada científica de abrangência nacional, criada com o propósito de promover a popularização das Geociências, estimular a formação científica de jovens e ampliar o conhecimento sobre a Região Norte e a Amazônia entre estudantes da educação básica”, comenta Alan Nunes Araújo, coordenador do projeto da UFPA e integrante da equipe organizadora e científica da OnGeo.
O professor explica que, embora denominada “Nortista”, a OnGeo possui alcance nacional: participam estudantes do ensino médio de escolas públicas ou instituições de ensino sem fins lucrativos dos 26 estados e do Distrito Federal. “Um dos grandes diferenciais pedagógicos da terceira fase da OnGeo será proporcionar aos finalistas uma experiência que não poderia ser plenamente realizada nas etapas remotas: conhecer e interpretar a Amazônia a partir do próprio território”, enfatiza o professor Alan Araújo.
O foco científico da competição foram os conhecimentos geocientíficos relacionados aos sete estados da Região Norte. A proposta articula diferentes campos das Ciências da Terra, especialmente Geografia, Geologia e Biologia, trabalhando questões relacionadas ao território, ao meio ambiente, aos recursos naturais, à biodiversidade, às mudanças climáticas, à água, à sustentabilidade e às dinâmicas socioambientais da Amazônia.
Por Ana Cristina/Comunicação IFCH/UFPA







