terça-feira, outubro 6, 2026
Desde 1876

Belém se prepara para o desfile de 7 de Setembro com 5,8 mil participantes e forte esquema de segurança

Independência do Brasil será celebrada nesta segunda-feira com participação das Forças Armadas, forças de segurança, instituições civis e sociedade

A avenida Presidente Vargas, no centro de Belém, será novamente palco, nesta segunda-feira, das comemorações pelo Dia da Independência do Brasil. O tradicional Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro deverá reunir mais de 20 mil pessoas ao longo do percurso e contará com aproximadamente 5.800 participantes, entre militares, integrantes das forças de segurança, representantes de instituições públicas e membros da sociedade civil.

A programação de 2026 está sendo organizada pelo Exército Brasileiro e terá início previsto para as 9h, com duração estimada de três horas. Do total de participantes, cerca de 3 mil são militares e aproximadamente 2.800 civis.

FORÇAS ARMADAS NA AVENIDA

A programação será aberta por 19 instituições civis. Na sequência, o público poderá acompanhar a passagem dos contingentes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, além da Polícia Militar do Pará e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

A presença das diferentes instituições transforma a avenida Presidente Vargas em uma grande demonstração pública de integração entre as Forças Armadas, órgãos de segurança e setores da sociedade.

O desfile também permite que a população conheça mais de perto parte da estrutura e dos profissionais que atuam diariamente na proteção, segurança e prestação de serviços à sociedade.

OPERAÇÃO COMEÇA ANTES DO FERIADO

Para garantir a segurança de participantes e espectadores, aproximadamente 800 agentes estaduais e municipais estarão mobilizados durante a programação.

O esquema inclui policiamento, monitoramento e controle do trânsito no entorno da avenida Presidente Vargas. A Polícia Militar deverá empregar cerca de 544 agentes em ações preventivas e ostensivas durante o evento.

As primeiras medidas de preparação começam ainda na noite deste domingo (6), a partir das 23h50, com a retirada de veículos das áreas utilizadas para concentração e desfile.

Os bloqueios efetivos começam às 5h de segunda-feira e a previsão é de que as vias sejam liberadas até as 13h. Ao todo, estão previstos 31 pontos de interdição nas proximidades do evento.

ORIENTAÇÃO AOS MORADORES

A recomendação para quem precisa atravessar a região central de Belém é evitar o perímetro do desfile durante a manhã e programar os deslocamentos com antecedência.

Para quem pretende acompanhar a solenidade, a orientação é chegar cedo, respeitar as áreas determinadas para o público e seguir as instruções dos agentes de trânsito e segurança.

Mais do que uma parada militar, o 7 de Setembro representa uma das principais manifestações públicas do calendário nacional e reúne, em Belém, instituições civis e militares em uma celebração da Independência do Brasil.

Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagem: Reprodução do Portal Belém

BANNER-OUTUBRO-DE-OFERTA---300X100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,514FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
BANNER OUTUBRO DE OFERTA - 320X320
BANNER - 320 x 320

Mais recentes