Nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, Belém do Pará será palco da PALMACON, o principal evento nacional dedicado ao setor de óleo de palma. Organizado pela ABRAPALMA (Associação Brasileira dos Produtores de Óleo de Palma), o evento reunirá especialistas e empresas do Brasil e do exterior para debater os avanços e desafios da cadeia produtiva da palma. A PALMACON é a primeira conferência sobre palma de óleo no Brasil. Na conferência, são esperados mais de 15 painelistas e 30 empresas expositoras.
A PALMACON 2024 tem como objetivo difundir conhecimentos sobre a cadeia produtiva do óleo de palma e seus derivados, que abrangem setores como alimentos, cosméticos e energia. O evento também visa fomentar a inovação tecnológica e promover a geração de negócios entre os principais players do mercado.
De acordo com o Presidente da Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma (ABRAPALMA), Victor Almeida, o evento tem o objetivo de dar visibilidade ao setor que emprega mais de 20 mil pessoas no estado. “Teremos painéis para discutir o potencial e crescimento da palma de óleo no país, as oportunidades e os investimentos no setor, além de falar sobre a importância da palma de óleo para a transição energética no mundo”, afirmou.
A programação inclui conferências com temas que abrangem desde a agricultura e industrialização do óleo de palma até a inovação tecnológica e a sustentabilidade. Um dos destaques será o debate sobre a importância da palma como combustível renovável, especialmente em meio às discussões globais de integração energética e às pautas da COP 30, que buscam soluções sustentáveis para o futuro.
Setor– Em todo o país, aproximadamente 220 mil hectares estão plantados, mais de 20 mil empregos são gerados e 2 mil agricultores familiares estão inseridos na cultura. O setor produz 570 mil toneladas de óleo e tem um faturamento de mais de R$ 5 bilhões.
Serviço: PALMACON
Local: Hangar – Centro de Convenções e Feiras
Data: 23 e 24 de outubro de 2024
Foto: Divulgação