quarta-feira, maio 29, 2024
Desde 1876

Clube de Matemática prepara alunos para Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas

Consciente da importância da participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém, promove o projeto ‘Clube de Matemática’. A iniciativa tem como objetivo preparar os alunos para a competição, além de buscar melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina. 

Coordenado pelo professor Jhonnantan Lennon, de matemática, o Clube conta com 69 estudantes da unidade escolar, que frequentam o período matutino ou vespertino, sendo destinado no contra turno. A participação no Clube não é obrigatória e conta com a participação apenas dos alunos interessados. 

“O Clube da Matemática vem ampliar as oportunidades dos alunos do ensino básico. A Olimpíada de Matemática das escolas públicas, quando o aluno é premiado, eles têm a oportunidade de participar do PIC, que é o Programa de Iniciação Científica. E nesse programa, além das aulas que eles são convidados a participar aos sábados nos polos mais próximos, que no nosso caso é a UFPA, eles têm o incentivo de uma bolsa, basta que ele consiga uma menção honrosa ou uma medalha, que são as premiações de ouro, prata ou bronze. Então é mais uma  oportunidade de mudar de vida, porque muitos aqui do bairro da terra firme são de famílias carentes, que precisam e tendo essa premiação, essa bolsa de estudo, é mais um incentivo para continuar na escola”, disse o professor responsável.

As atividades propostas para o Clube envolvem resoluções de questões, simulados e dinâmicas para auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades básicas para melhorar seu desempenho educacional, como a concentração e raciocínio lógico. Para a estudante Ludmilla Coimbra, do 9° ano do Ensino Fundamental, a forma como o professor explica é um diferencial durante as aulas.

“O que me fez estar no Clube e permanecer nele é o jeito que o professor explica, porque ele simplifica a matemática para a gente, ele não dificulta a nossa vida e isso é importante porque servirá para a minha faculdade, em tirar uma boa nota na OBMEP e no exame do ENEM. As aulas são diferentes entre a sala de aula normal e nesse reforço, porque há uma simplificação nos assuntos”, conta a aluna.

João Pedro Farias, também do 9° ano do Ensino Fundamental, observa que a matemática está em tudo na vida. “O mundo inteiro gira em torno da matemática, no olhar as horas ou mesmo escolher uma roupa são só algumas das situações cotidianas onde a matemática está presente em nosso dia a dia. Com foco na OBMEP, o Clube é um preparativo bom, onde fazemos várias atividades relacionadas ao exame nacional. A prova não é só para o aluno fazer ela, mas sim para tentar dar o seu melhor e tirar uma nota boa”, disse o aluno.

Assim como as provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno, sendo o Nível 1, envolve estudantes do 6º e 7º ano, no Nível 2, do 8º e 9º ano e Nível 3, alunos do Ensino Médio. O Clube desperta no aluno o hábito de estudo, o gosto por aprender e melhorar sua autonomia.

“Os alunos, de fato, têm se dedicado e percebemos que eles gostam e aprendem facilmente, o nosso objetivo aqui é poder colaborar com o processo de ensino-aprendizagem desses discentes, bem como contribuir para o futuro deles em uma Universidade”, afirma o Cabo Giovanni Silva, professor no Clube de Matemática.

OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é a maior competição científica realizada no Brasil. As provas acontecem em duas fases e são aplicadas a estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental a 3° série do Ensino Médio.

As provas são preparadas de acordo com o grau A 1° fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2° fase em 19 de outubro.

Fonte: Agência Pará/Foto: Ascom Seduc

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo