Consciente da importância da participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Escola Estadual Brigadeiro Fontenelle, no bairro da Terra Firme, em Belém, promove o projeto ‘Clube de Matemática’. A iniciativa tem como objetivo preparar os alunos para a competição, além de buscar melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina.
Coordenado pelo professor Jhonnantan Lennon, de matemática, o Clube conta com 69 estudantes da unidade escolar, que frequentam o período matutino ou vespertino, sendo destinado no contra turno. A participação no Clube não é obrigatória e conta com a participação apenas dos alunos interessados.
“O Clube da Matemática vem ampliar as oportunidades dos alunos do ensino básico. A Olimpíada de Matemática das escolas públicas, quando o aluno é premiado, eles têm a oportunidade de participar do PIC, que é o Programa de Iniciação Científica. E nesse programa, além das aulas que eles são convidados a participar aos sábados nos polos mais próximos, que no nosso caso é a UFPA, eles têm o incentivo de uma bolsa, basta que ele consiga uma menção honrosa ou uma medalha, que são as premiações de ouro, prata ou bronze. Então é mais uma oportunidade de mudar de vida, porque muitos aqui do bairro da terra firme são de famílias carentes, que precisam e tendo essa premiação, essa bolsa de estudo, é mais um incentivo para continuar na escola”, disse o professor responsável.
As atividades propostas para o Clube envolvem resoluções de questões, simulados e dinâmicas para auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades básicas para melhorar seu desempenho educacional, como a concentração e raciocínio lógico. Para a estudante Ludmilla Coimbra, do 9° ano do Ensino Fundamental, a forma como o professor explica é um diferencial durante as aulas.
“O que me fez estar no Clube e permanecer nele é o jeito que o professor explica, porque ele simplifica a matemática para a gente, ele não dificulta a nossa vida e isso é importante porque servirá para a minha faculdade, em tirar uma boa nota na OBMEP e no exame do ENEM. As aulas são diferentes entre a sala de aula normal e nesse reforço, porque há uma simplificação nos assuntos”, conta a aluna.
João Pedro Farias, também do 9° ano do Ensino Fundamental, observa que a matemática está em tudo na vida. “O mundo inteiro gira em torno da matemática, no olhar as horas ou mesmo escolher uma roupa são só algumas das situações cotidianas onde a matemática está presente em nosso dia a dia. Com foco na OBMEP, o Clube é um preparativo bom, onde fazemos várias atividades relacionadas ao exame nacional. A prova não é só para o aluno fazer ela, mas sim para tentar dar o seu melhor e tirar uma nota boa”, disse o aluno.
Assim como as provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno, sendo o Nível 1, envolve estudantes do 6º e 7º ano, no Nível 2, do 8º e 9º ano e Nível 3, alunos do Ensino Médio. O Clube desperta no aluno o hábito de estudo, o gosto por aprender e melhorar sua autonomia.
“Os alunos, de fato, têm se dedicado e percebemos que eles gostam e aprendem facilmente, o nosso objetivo aqui é poder colaborar com o processo de ensino-aprendizagem desses discentes, bem como contribuir para o futuro deles em uma Universidade”, afirma o Cabo Giovanni Silva, professor no Clube de Matemática.
OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é a maior competição científica realizada no Brasil. As provas acontecem em duas fases e são aplicadas a estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental a 3° série do Ensino Médio.
As provas são preparadas de acordo com o grau A 1° fase da OBMEP será realizada em 4 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2° fase em 19 de outubro.
Fonte: Agência Pará/Foto: Ascom Seduc