domingo, maio 19, 2024
Desde 1876

Com fisioterapias, Hospital de Tailândia garante cuidado integral a pacientes

Pacientes internados no Hospital Geral de Tailândia (HGT) contam com um serviço especializado de fisioterapia, integrado à equipe multiprofissional da unidade hospitalar. Além da reabilitação motora, a equipe de fisioterapeutas realiza abordagens preventivas e de promoção de saúde, tanto nas Unidades de Cuidado Intermediário (UCI), como na Clínica Médica, Pediátrica e Cirúrgica. Em 2023, foram efetivados 19 mil atendimentos do serviço.

No HGT, os fisioterapeutas hospitalares trabalham em estreita colaboração com uma equipe multiprofissional, que inclui médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais de saúde, para garantir um cuidado integrado e completo aos pacientes. 

A fisioterapeuta do HGT, Elynara Lyra, explica que os profissionais atuam de forma interdisciplinar, para a promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente, objetivando prevenir ou minimizar complicações e sequelas a partir do gerenciamento da mobilidade, de maneira segura e eficaz, através da realização de triagem, avaliação, habilitação e reabilitação das funções motoras.

“A equipe de fisioterapia busca ampliar as perspectivas prognósticas, reduzir o tempo de internação, assim como as taxas de reinternação, visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e participando ativamente no momento da alta hospitalar com orientações aos familiares junto à equipe multidisciplinar”, observou a profissional.  

Atendimentos diários – Atualmente, no HGT, o serviço é gerido de modo que a fisioterapia realize atendimentos diários nos leitos de pacientes internados com busca ativa nas Enfermarias, bem como prestação continua aos pacientes que necessitam de acompanhamento fisioterapêutico.  

Miranilde Ferreira é mãe e acompanhante de Lanara Lorrany, uma jovem de 20 anos que está internada na Clínica Médica do HGT desde a última quarta-feira (24). Lanara está recebendo o serviço de fisioterapia motora, um serviço essencial para seu tratamento e bem-estar durante a internação. A mãe expressou sua gratidão em relação ao trabalho da equipe fisioterapia.

“Até o momento, aqui no hospital com a Lanara está ocorrendo tudo bem; estamos sendo tratadas com muito cuidado por todos. Hoje, a fisioterapeuta já veio aqui no leito com ela, fez exercícios nos braços e pernas dela, para que, mesmo durante a internação, ela possa estar se movimentando. Os fisioterapeutas são todos atenciosos, e a Lanara tem gostado bastante do cuidado que vem recebendo aqui no HGT; não temos o que reclamar,” finalizou Miranilde.

Unidade de Cuidados Intermediários – O fisioterapeuta desempenha uma importante função na UCI do HGT, onde há pacientes em ventilação mecânica. É o profissional capaz de avaliar e orientar quanto à ventilação e mobilização do paciente, favorecendo, assim, a recuperação pulmonar e a manutenção da função respiratória durante o período de internação.

“A fisioterapia tem papel fundamental no processo de adaptação do indivíduo submetido à intubação, independentemente da técnica utilizada, onde a pessoa necessita de um aprendizado para o novo modo de respiração e mobilização, favorecendo, dessa forma, a recuperação pulmonar e a melhora da qualidade de vida”, conclui o especialista.

Em 2023, a equipe de fisioterapia da unidade hospitalar ultrapassou a marca de 19 mil atendimentos, tanto nas clínicas de internação quanto na UCI. E, em 2024, já foram realizados mais de 4.200. Esses serviços incluem sessões de fisioterapia motora e respiratória, especialmente para pacientes em ventilação mecânica na UCI e aqueles internados nas clínicas de internação.

Após a alta hospitalar, caso o paciente necessite da continuidade do atendimento fisioterapêutico, são realizadas as orientações necessárias, assim como o encaminhamento para o serviço de atenção especializada da Rede Municipal de Saúde.

Serviço:

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo