Vigília dos 40 Dias com São Miguel levou oração, música, pregação e Santa Missa ao estádio de Belém
O Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, foi tomado por uma grande manifestação de fé entre a tarde de sábado, 26, e a manhã deste domingo, 27, durante a Vigília dos 40 Dias com São Miguel, conduzida pelo Frei Gilson. O encontro reuniu cerca de 35 mil pessoas, segundo informações divulgadas após o evento, e marcou o encerramento da jornada nacional de oração dedicada a São Miguel Arcanjo.
Fiéis de diferentes municípios do Pará e de outros estados participaram da programação, que atravessou a noite com momentos de louvor, pregação, oração e celebração religiosa. A vigília teve o apoio institucional da Arquidiocese de Belém e foi realizada no Mangueirão pela primeira vez como encerramento nacional dos 40 Dias com São Miguel.
Os portões foram abertos durante a tarde e, a partir do início da programação, a Banda Arkanjos conduziu os primeiros momentos de louvor. Na sequência, Frei Gilson assumiu o palco para a pregação e para os momentos de oração com os participantes.
O religioso também realizou um show durante a noite. A programação oficial previa apresentação às 22h, seguida, já na madrugada, pela Santa Missa, show da cantora Eliana Ribeiro e a oração do Santo Rosário.
Imagem de Nossa Senhora de Nazaré emociona fiéis
Um dos momentos de maior emoção foi a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no estádio. A imagem passou pelo meio do público, poucos dias antes do início da programação principal do Círio de Nazaré.
Durante a passagem da imagem, os fiéis estenderam as mãos em gesto de devoção e acompanharam as homenagens feitas por Frei Gilson à padroeira dos paraenses.
A presença da Imagem Peregrina aproximou a vigília do clima religioso que já começa a tomar conta de Belém com a aproximação do Círio.
Santa Missa e oração durante a madrugada
À meia-noite, o público participou da Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Júlio Endi Akamine, com a participação do clero da Arquidiocese. Depois da celebração, a programação continuou com a apresentação de Eliana Ribeiro e, na sequência, o Santo Rosário.
O encerramento ocorreu às 6h deste domingo, completando cerca de 12 horas de programação no Mangueirão.
A vigília representou o encerramento da caminhada dos 40 Dias com São Miguel, período de oração, jejum e devoção iniciado em agosto e que antecede a festa dos Santos Arcanjos, celebrada pela Igreja em 29 de setembro.
Evento mobilizou estrutura no Mangueirão
A dimensão do encontro exigiu uma estrutura especial para receber os participantes. Antes do evento, a organização estimava aproximadamente 58 mil pessoas entre público, equipes de trabalho e voluntários. Também foram mobilizados cerca de 400 ministros da Eucaristia, além de padres e diáconos.
Os ingressos para o evento chegaram a ser esgotados na plataforma oficial. A Arquidiocese de Belém também recebeu uma cota de ingressos, cuja arrecadação foi destinada à manutenção da Rede Nazaré de Comunicação.
Ao final da madrugada, o Mangueirão deixou de ser apenas cenário de uma grande apresentação religiosa e se transformou em um espaço de oração coletiva, reunindo milhares de pessoas em torno da devoção a São Miguel Arcanjo e, com a presença da Imagem Peregrina, da devoção a Nossa Senhora de Nazaré.
Por ROBERTO BARBOSA, Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagem: Reprodução







