O Círio 2024 se encerrou na manhã desta segunda-feira, 28, depois que a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré foi elevada de volta ao Glória da Basílica, e a Imagem Peregrina, em um andor, levada de volta à Capela do Colégio Gentil Bittencourt, na 14ª e última romaria do Círio, o Recírio, o menor percurso das procissões, com cerca de 250 metros de distância entre a Basílica Santário e o destino final. Milhares de pessoas, como era de se esperar, lotaram a Basílica desde o final da madrugada para participar da emocionante homenagem de subida da santa de volta ao Glória.
Em seguida, todos se dirigiram e encheram a Praça Santuário de Nazaré, onde Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, presidiu a Celebração Eucarística que antecede a procissão do Recírio, ocasião em que agradeceu a Deus por tudo e explicou que não se trata de uma despedida, mas do cumprimento de uma tradição e que já se inicia um novo Círio, agora, com o tema “Com Maria, Mãe Rainha de Toda a Criação”, que será refletido no próximo ano de 2025, ano em que a cidade de Belém receberá pessoas de todo o mundo para a conferência mundial par ao clima, a COP 30.
Na saída da Imagem Peregrina, em um andor ornado a flores naturais, os sinos majestosos da Basílica Santuário soaram pelo tempo em que foi feito o contorno da procissão ela Praça Santuário, se encerrando o Círio deste ano.
Apesar do encerramento da festa, o arraial, com o parque, continuará funcionando por mais alguns dias. A programação litúrgica da Basílica seguirá seu curso sem alteração, com o templo aberto para visitação desde as 6h da manhã até 19h diariamente.

BALANÇO FINAL
O Círio de Nazaré chega em 2024 a sua 232ª edição com o tema: Perseverar na oração, com Maria, Mãe de Jesus. Esta, que é uma das maiores manifestações católicas do mundo, é uma realização conjunta da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário, Padres Barnabitas, Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Governo do Estado do Pará e Prefeitura Municipal de Belém. Composta por 14 romarias oficiais, além de uma série de eventos ao longo do ano e da chamada quinzena nazarena, a Festa Nazarena tem a Diretoria como órgão executivo.
Obedecendo sempre às diretrizes da Arquidiocese de Belém, a Diretoria realiza o planejamento, a promoção, divulgação e programação financeira que assegurem a realização das procissões, dos atos litúrgicos e religiosos, bem como a administração das áreas do Arraial e da Praça Santuário e de todas e quaisquer outras atividades que tenham por finalidade a realização da festividade do Círio de Nazaré.
Os trabalhos para a realização do Círio iniciam sempre ao final de uma edição. Atualmente, 35 casais católicos compõem a organização da Festa e tem como coordenador o engenheiro civil Antônio Salame, em seu último ano à frente da organização. A Diretoria é formada por um conselho consultivo do qual tem como presidente o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, uma Diretoria colegiada e oito diretorias executivas: Administrativo-financeira, Diretoria de Decoração, Diretoria de Evangelização, Diretoria de Eventos, Diretoria de Marketing, Diretoria de Engenharia e Patrimônio, Diretoria de Procissões e Diretoria de Arraial e Arrecadação. Os casais atuam de forma voluntária, sempre intercalando suas funções executivas com compromissos espirituais perante a Igreja, como novenas, missas, retiros e encontros.
Imagens: Reprodução/Fundação Nazaré de Comunicação
