sábado, dezembro 7, 2024
Desde 1876

No Hospital Metropolitano, Medicina Hiperbárica auxilia no tratamento de pessoas queimadas

O Serviço de Medicina Hiperbárica do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB), tem contribuído para a recuperação de pacientes com queimaduras graves. Lançada em agosto deste ano, a assistência, inédita no Sistema Único de Saúde (SUS) do Norte e Nordeste, já realizou mais de 3.400 sessões em pacientes com indicação para o tratamento.

“A hiperbárica acelera a recuperação dos pacientes com traumas. No caso das queimaduras severas, que normalmente demoram meses para cicatrizar, cada sessão contribui para no processo de cura, para a redução do risco de infecção entre outros benefícios que fazem total diferença na vida e tempo de internação dos pacientes”, explica Dielle Oliveira, coordenadora do Centro de Hiperbárica do HMUE.

Qualidade – No Hospital Metropolitano, unidade que pertence à rede pública de saúde do Governo do Pará e gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Centro de Medicina Hiperbárica conta com cinco câmaras, além de equipe treinada para atender os usuários.

Cada sessão dura, normalmente, 1h30, e o paciente respira oxigênio puro, proporcionando um aumento de até 20 vezes em relação aos indivíduos que respiram o ar ambiente. 

Além do tratamento eficaz em queimados, a Hiperbárica é utilizada para uma série de outras condições, como amputações, esmagamentos e diabete, por exemplo. 

Após sofrer uma queimadura por choque elétrico, Luciano Moura, de 19 anos, esteve internado há mais de 300 dias na unidade, onde passou por um cronograma de tratamento hiperbárico. “Eu nunca imaginei que teria isso aqui dentro. No início senti medo por ser algo que nunca tinha visto. Sou muito grato pelo tratamento recebido aqui no Hospital. Com certeza se não tivesse sido atendido aqui não teria resistido”, comenta.

Estrutura – O Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados. A unidade dispõe de 213 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.

Fonte: Agência Pará/Foto: Pedro Guerreiro

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo