Procedimento requer cuidados para evitar acidentes graves e até fatais.
A instalação de antenas de TV ou de telefonia é um serviço necessário e que pode parecer simples, entretanto, requer cuidados com a segurança para evitar possíveis acidentes, que podem até ser fatais. Por isso, a Equatorial Pará orienta que o primeiro passo é contratar um profissional capacitado para realizar o trabalho.
Além disso, também é importante que o instalador esteja com todos os seus equipamentos de proteção de segurança e faça uma análise prévia do local, pois é necessário manter uma distância de, pelo menos, três metros da rede elétrica e o mais indicado é que a antena seja fixada longe dos fios energizados.
Para evitar instabilidade e acidentes, materiais flexíveis como bambus e canos PVC não devem ser usados para prender a antena, pois são mais leves e propensos a dobrarem e caírem na rede elétrica. Os aparelhos também devem ser certificados pelo Inmetro e nunca devem ser instalados próximos a para-raios e nem interligados a condutores elétricos.
Outro ponto a ser observado é o clima, pois em dias chuvosos ou com forte ventania o procedimento se torna mais perigoso, já que isso pode ocasionar a queda do aparelho e choques elétricos e, além disso, durante a chuva, o risco de descargas elétricas ocasionadas por raios é maior. Por isso, o serviço não deve ser realizado nesses dias.
Segundo Marcelo Martins, executivo de Segurança da Equatorial Pará, a instalação deve ser feita em condições favoráveis e com equipamentos de segurança.
“Todo cuidado é imprescindível nesse tipo de serviço, pois além da altura, é necessário ter clima favorável e a distância adequada da rede elétrica. Ainda que pareça ser um serviço simples, todos esses fatores, se não observados, podem causar acidentes”, ressalta Marcelo.