sábado, maio 25, 2024
Desde 1876

Saúde em Risco: Sespa Alerta sobre Uso Indevido de Colas Instantâneas em Beleza

Os cílios em tufos conquistaram o mundo da beleza dos olhos por proporcionarem um olhar natural e elegante. Porém, é fundamental ter cuidado ao usar esse tipo de material, aplicado com cola, para garantir a saúde dos seus olhos e evitar problemas.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS), emitiu alerta de segurança sobre os perigos associados à utilização indevida de produtos à base de cola instantânea não regularizados como cosméticos, para fins de procedimentos estéticos.

Após receber relatos de pessoas que apresentaram reações alérgicas, irritação e ardência nos olhos, que ficaram lacrimejando devido ao uso desses produtos em aplicação de cílios e unhas postiças, foi necessário alertar adeptos desse tipo de serviço.

“O uso desses produtos pode causar danos graves à saúde, incluindo cegueira, uma vez que não são testados para contato com pele, unhas ou olhos”, informa o alerta da Sespa.

Pelos relatos recebidos, os produtos mais mencionados são aqueles mais apropriados à aplicação em objetos, como a cola instantânea Super Bonder, adesivo instantâneo 793-TekBond e Adesivo Instantâneo em Gel Three Bonde Super Gel.

A orientação da Sespa serve tanto para consumidores, como para profissionais do segmento de estética. “Que permaneçam aplicando apenas produtos cosméticos regulamentados pela 
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, orienta a Secretaria. 

Em caso de complicações indesejadas decorrentes do uso dessas colas instantâneas extrafortes, os consumidores devem procurar assistência de um profissional de saúde. Os problemas devem ser comunicados à Vigilância Sanitária local, do município ou do Estado, para a devida investigação.

Cuidados imediatos – Em qualquer evento adverso decorrente do uso do produto cosmético ou de uso indevido de produto não regularizado para uso humano, é preciso procurar assistência médica e notificar à Anvisa, por meio de endereço na web, acesse aqui.

O acesso ao sistema e-Notivisa é feito pelo Login Único do Governo Federal (conta no gov.br). Qualquer pessoa com CPF pode fazer a reclamação, seja em seu nome ou em nome de terceiros no e-Notivisa. Orientações detalhadas, por meio do endereço ou fazendo a leitura do QR Code, acesse aqui.

O alerta da Sespa pode ser lido, na íntegra, neste link.

Foto Divulgação Reprodução Ag.Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo