terça-feira, maio 28, 2024
Desde 1876

Segurança com a rede elétrica: Equatorial Pará orienta sobre cuidados para evitar curto-circuito

Distribuidora dá dicas de segurança aos clientes para que acidentes graves e até fatais sejam evitados.

A Equatorial Pará alerta a população com dicas de segurança para que curtos-circuitos sejam evitados. A distribuidora orienta que o consumidor tenha cuidado dentro de casa ao utilizar eletrodomésticos, fios e aparelhos usados de maneira errada ou mal instalados, que podem representar risco tanto material quanto físico. Além disso, para evitar problemas em instalações elétricas internas, é importante fazer manutenções com profissionais habilitados para a realização do serviço.

Marcelo Martins, executivo de Segurança da Equatorial Pará, comenta que o curto-circuito, principalmente por sobrecarga, é um dos principais fatores de acidentes com a rede elétrica.

“A manutenção de fiações internas e a conservação de fios e plugues garante mais segurança para todos. É sempre bom lembrar de ações como, por exemplo, não sobrecarregar tomadas com muitas ligações e não usar extensões, já que dessa forma há maior risco de curto-circuito”, afirma Marcelo.

É importante também que o cliente identifique um curto-circuito o quanto antes para que reparos possam ser realizados. Entre os principais sinais de um curto-circuito estão: cheiro de queimado em aparelhos, tomadas e fusíveis queimados, interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente, além do disjuntor que costuma desarmar constantemente nessas situações.

O executivo de Segurança da Equatorial Pará também destaca outras dicas aos consumidores para evitar o curto-circuito. Confira:

  • Para ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plugue (parte dura, de plástico isolante) e nunca no fio. Não tente fazer improvisações, como desencapar os fios e conectá-los diretamente na tomada;
  • Nunca use aparelhos eletrônicos durante o banho. E após o banho não utilize secadores, barbeadores elétricos, dentro do banheiro e descalço. Use-os no quarto ou em um local bem seco. Jamais utilize-os com o corpo ainda molhado ou descalço.
  • Quando for viajar desligue todos os aparelhos da tomada, ou até mesmo a rede elétrica;
  • Não deixe cortinas e tapetes em contato com fios e tomadas, caso aconteça um curto-circuito eles podem pegar fogo rapidamente;
  • Se o disjuntor desarmar com frequência chame imediatamente um eletricista capacitado para realizar a manutenção da rede elétrica do imóvel. E pelo menos a cada cinco anos é necessário fazer a manutenção de todo circuito elétrico da casa com um profissional qualificado lembrando que, do medidor de energia para dentro do imóvel, as manutenções das instalações elétricas são de responsabilidade do cliente.

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo