quarta-feira, maio 22, 2024
Desde 1876

Sem dor de cabeça! Conheça os alimentos que causam enxaqueca

Não é difícil encontrar alguém que sofra de um mal muito comum entre os brasileiros: a enxaqueca. Mais de 1 bilhão de pessoas sofrem com esse tipo de dor de cabeça em todo mundo e, só no Brasil, são 30 milhões de indivíduos. O problema pode estar relacionado a diversos fatores, sendo um dos principais, a alimentação.

Em algumas pessoas, a dor de cabeça é tão forte, tão intensa, que impede que o indivíduo faça algumas atividades normais no cotidiano dele, como ler, ver televisão ou simplesmente ficar em algum local com claridade.

De acordo com o Instituto de Neurologia de Buenos Aires, o que diferencia a enxaqueca de uma dor de cabeça normal é a sensação de pulsação que vem acompanhada de outros sintomas, como enjoos, vômitos, sensibilidade à claridade e ao barulho. Esse problema acomete mais mulheres do que homens por causa das mudanças hormonais.

A enxaqueca é provocada pela dilatação das artérias na cabeça, que é provocada por um mecanismo cerebral que libera substâncias inflamatórias que causam dor nos nervos da cabeça. O problema por ser genético, pode ser consequência de falta de descanso, ansiedade, depressão, estresse e, claro, alimentação.

Os alimentos que possuem altos índices de açúcar e cafeína podem causar a enxaqueca, porque eles podem causar um certo vício. E ficar muito tempo sem ingerir essas substâncias pode gerar a dor de cabeça, por causa da abstinência.

Vamos a lista: queijo é um inimigo para quem sofre desse mal por causa do sódio e da gordura, que causam inflamação; o chocolate, devido à alta concentração de açúcar; a farinha refinada, que aumenta a produção de dopamina, um hormônio que deixa a pessoa relaxada e pode gerar um certo vício; o café, obviamente, por causa da cafeína; o refrigerante, que também possui cafeína e açúcar, a carne vermelha, que pode afetar o intestino que, por sua vez, está diretamente ligado ao cérebro; o álcool, que também pode causar dependência; falta de água e vários outros.

Mas tem o lado positivo também: existem aqueles alimentos que ajudam a evitar a enxaqueca, como, legumes, grão-de-bico, feijão, frutas, arroz integral, quinoa, milho e cevada. Os produtos naturais que são antioxidantes são ótimos aliados, assim como os que têm propriedades anti-inflamatórias.

Fonte: Pleno News/Foto: Freepik

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo