A cidade de Belém vai ganhar um novo impulso rumo ao desenvolvimento sustentável. No último dia 11 de junho, foi lançada a primeira série de editais do Distrito de Inovação e Bioeconomia de Belém (DIBB) — iniciativa que busca transformar a capital paraense em referência mundial em soluções baseadas na sociobiodiversidade amazônica e em tecnologias voltadas para cidades sustentáveis. São quatro editais que, somados, representam aporte financeiro de R$2 milhões aos projetos selecionados.
A cerimônia de lançamento foi realizada às 10h, no Convento dos Mercedários, marcando o início das inscrições para o Programa de Apoio a Empreendimentos Sustentáveis da Amazônia Urbana, que irá selecionar propostas em dois eixos temáticos: Bioeconomia e Soluções Urbanas, com apoio financeiro de até R$ 150 mil por projeto.
O DIBB integra o convênio Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Inovação em Bioeconomia para Belém rumo à COP 30, um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizado em parceria com a Prefeitura de Belém, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e o Itaipu Parquetec, com financiamento da Itaipu Binacional.
“A missão do DIBB é criar um ecossistema vivo, onde startups, universidades, comunidades, poder público e investidores se conectam para desenvolver soluções que respeitam a sociobiodiversidade e impulsionam cadeias produtivas locais, fomentando negócios inovadores em bioeconomia que valorizem a sociobiodiversidade, fortaleçam o território urbano e gerem renda e qualidade de vida para as comunidades locais”, destaca afirma Antonio Abelém, coordenador de Inovação do DIBB.
Imagem: Divulgação