domingo, julho 14, 2024
Desde 1876

Verão amazônico: Equatorial Pará dá dicas de como economizar energia no período mais quente do ano

Orientação é garantir um consumo de energia mais eficiente, sem aumentar os custos da conta de energia.

A estação mais quente do ano está começando e junto dela as férias escolares, por isso, a Equatorial Pará traz dicas de economia de energia elétrica. A tendência é de aumento de consumo, em razão do maior número de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados. Para diminuir os custos com a conta de energia ao longo do verão, a distribuidora preparou uma série de dicas para economizar energia em casa de forma simples e eficiente.

De acordo com Thiago Cunha, gerente de relacionamento da Regional Nordeste, da Equatorial Pará, o objetivo é que os clientes possam entender a importância de manter um consumo de energia equilibrado.

“Aqui no Pará, por exemplo, por conta das elevadas temperaturas, a sensação é que estamos sempre no verão. Por isso, na maioria das vezes, estas dicas valem para o ano todo. Com o período mais quente do ano se intensificando, a população precisa ficar atenta para não exagerar no consumo de energia com ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados por tanto tempo e para seguir regras de segurança para evitar riscos de curtos-circuitos, por exemplo”, afirmou.

Confira algumas dicas de economia de energia da Equatorial Pará durante o verão:

Mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia:

Faça a manutenção e, se necessário, realize a troca do filtro. Dados apontam que estas ações podem economizar entre 5% e 15% de energia. Na hora da utilização do eletrodoméstico, mantenha a temperatura em 23°C. Utilize temporizador (em alguns controles podem ter o botão de timer) e evite o funcionamento desnecessário do equipamento.

Tirar os aparelhos da tomada:

Tirar os aparelhos da tomada elimina o gasto de até 12% do consumo de energia elétrica em uma residência. Não deixe na tomada quando não estiver usando televisão, computador, videogame e micro-ondas.

Coloque o modo verão no chuveiro elétrico:

Quem gosta de tomar um banho quente, pode, neste período, optar pelo modo “verão”. A economia de energia elétrica pode chegar a 30%. Além disso, como o custo aumenta de acordo com o tempo de utilização de todos os equipamentos, preferir banhos mais curtos, fará a diferença.

Invista em atividades ao ar livre:

Aproveitar a iluminação natural é outra forma simples de economizar energia. Invista em passeios ao ar livre: parques, praias etc. Se não for sair, ao invés de ficar em cômodos mal iluminados, faça as atividades em áreas mais claras e que não precisam de luz artificial.

Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo