A Carreta da Mulher, unidade móvel de saúde do Governo do Pará, realizou mais de 7,5 mil atendimentos desde o início de abril deste ano, durante as ações do programa estadual “Por Todas Elas”. O programa visa ampliar o acesso das mulheres paraenses a serviços médicos e exames especializados.
As unidades móveis percorreram os municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Igarapé-Miri, Canaã dos Carajás e Parauapebas, oferecendo consultas e exames gratuitos em ginecologia, mastologia, mamografia e ultrassonografia ginecológica. Os resultados dos exames são entregues na hora, e, quando necessário, as pacientes são encaminhadas para o Hospital da Mulher para acompanhamento e tratamento.

De acordo com a coordenadora do programa Saúde por Todo o Pará, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Marilda Braga, a iniciativa tem garantido o acesso a serviços essenciais de diagnóstico e prevenção para mulheres de todas as idades. “Na Carreta da Mulher, nós realizamos procedimentos como consultas com mastologista, ginecologista, mamografias e ultrassonografias ginecológicas, incluindo mama, tireoide, axila, abdome total, vias urinárias e transvaginal”, explicou Marilda.

O programa “Por Todas Elas” já ultrapassou 170 mil atendimentos em todo o Pará, levando serviços médicos e odontológicos, exames e ações de promoção da saúde, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A ação tem sido fundamental para a promoção da saúde feminina e o fortalecimento da rede de atenção à mulher no estado.
O Governo do Pará reforça seu compromisso com a saúde da mulher, ampliando cada vez mais o acesso a serviços de qualidade e promovendo a equidade no atendimento à saúde.
Imagem: Agência Pará











