O dia 1º de Dezembro marca o Dia Mundial de luta contra o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e o início do Dezembro Vermelho
Atualmente, 40,8 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo. Em 2024, dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS(Unaids) indicam 1,3 milhão de novas infecções e que 9,2 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao tratamento contra a doença. Esses números são alarmantes e justificam por si só a campanha Dezembro Vermelho, criada para combater a desinformação e a discriminação e, também, reforçar os cuidados de saúde com a população.
Conforme conta o infectologista Guilherme Zinelli, a importância da campanha é garantir que cada pessoa tenha acesso a um cuidado seguro e acolhedor. “Como médico, procuro demonstrar que o diálogo é o melhor caminho para que as informações cheguem a todos”, diz o médico, que coordena o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Alegrete (SCIH).
A saúde sexual é assunto urgente e precisa que todos assumam sua responsabilidade. “O HIV tem tratamento e está disponível de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescenta o infectologista, como forma de salientar que todos os tabus sobre a doença devem ser deixados de lado e que o acesso é para todos. Ele alerta ainda sobre a importância do tratamento precoce em caso de contaminação.
Cuidados são necessários para evitar a contaminação. A Santa Casa aproveita o mês para alertar sobre a prevenção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. A sugestão é que sejam feitos testes rápidos em caso de suspeita; que façam o uso de preservativos e o acompanhamento médico regular, entre outros.
No SCIH da Santa Casa, a equipe está preparada para abordar sobre esses cuidados e também são realizadas consultoria em antibioticoterapia, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas. Além disso, Zinelli está atendendo na Santa Casa, no turno da tarde, e junto ao consultório do Carisaúde, o cartão de descontos da Santa Casa. Para marcar consulta com o infectologista, basta ligar para o Carisaúde, através dos telefones (55) 3426-2888 e (55) 9962-64720.









