sábado, junho 15, 2024
Desde 1876

Em dia de pico de consumo, Belo Monte garante até 12% da energia elétrica do País

Com mais uma onda de calor, o Brasil registrou um novo pico de consumo de energia na última sexta, às 14h37, quando atingiu a marca de 102.478 MW, sendo 92,5% do total atendido pelas renováveis.  No mesmo dia, à noite, a geração da Usina Hidrelétrica Belo Monte, chegou a 11.000 MW, 12% da carga consumida no país naquele momento, devido a menor geração das fontes intermitentes. Essa quantidade de energia produzida equivale ao atendimento de 60 milhões de pessoas.

Na última sexta, durante a ponta de carga, Belo Monte gerou, sozinha, 6.500 MW, cerca de 6% de tudo que o Brasil precisava, o equivalente a demanda de 35,5 milhões de pessoas. Essa foi a segunda vez que o Brasil teve recorde de consumo instantâneo esse ano. A primeira havia sido no dia 07 de fevereiro.

Ainda nesta data, o ONS registrou outra marca histórica: o valor da carga média chegou a 91.338 MWmed.  O número supera a carga atingida em 17 de novembro de 2023, a maior então.

Desde novembro do ano passado, o SIN vem registrando sucessivos recordes na demanda no país, em função das ondas de calor e Belo Monte vem contribuindo significativamente para a segurança energética nacional, garantindo grande volume de energia limpa e renovável para o país.

A usina reforça ainda a importância de sua atuação ao colaborar para a manutenção dos níveis dos reservatórios da região Sudeste, reduzindo a pressão sobre eles e diminuindo a necessidade de acionamento de outras fontes de energia elétrica, mais poluentes, para atendimento de ponta.

Imagem: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo