quarta-feira, julho 24, 2024
Desde 1876

Equatorial Pará orienta sobre cuidados com a rede elétrica na zona rural

Distribuidora de energia alerta para os perigos existentes ao realizar atividades próximas à rede energizada em áreas que ficam longe dos centros da cidade.

Além das zonas urbanas, as zonas rurais dos municípios também possuem riscos na rede elétrica. Por isso, a distribuidora de energia orienta os consumidores sobre os cuidados necessários para evitar situações graves e até fatais nessas áreas.

É importante que haja planejamento antes da execução de qualquer trabalho na zona rural. Um dos erros mais comuns é usar equipamentos que contêm metal, próximos à rede elétrica, como é o caso das colheitadeiras e outros veículos, que apresentam perigo normalmente relacionado à altura em relação ao solo, o que facilita, em lugares mais altos, o contato com a rede energizada.

Uma ação comum também é a pessoa colocar a pá de trabalho nos ombros, com a parte metálica para cima. Se houver fiação fora do padrão, há possibilidade de encostar a pá no fio de energia.

Outro fator que causa acidentes é a intervenção indevida na rede. Em alguns casos, clientes contratam outras pessoas para solucionar problemas nos fios energizados, entretanto, essa prática é perigosa para quem executa e para quem mora nesses lugares, pois somente os profissionais da Equatorial são autorizados e capacitados para realizar serviços que envolvem desde a baixa até a alta tensão.

Marcelo Martins, Executivo de Segurança da Equatorial, reforça que os clientes não devem interferir na rede, mas sim, acionar a empresa em caso de faltas de energia, por exemplo.

“Temos diversos canais e devemos ser acionados para efetuar os serviços necessários na rede, seja ela rural ou urbana”, finaliza.

Os canais oficiais de atendimento são: agências e postos credenciados; atendente virtual Clara, no WhatsApp, pelo número (91) 3217-8200; central de atendimento no número 0800 091 0196 ou pelo aplicativo da Equatorial Energia.

Confira outros cuidados com a rede elétrica na zona rural:

  • Atenção ao regular equipamentos de irrigação, pois os jatos de água podem atingir a rede elétrica e causar curto-circuito;
  • Nunca deixar veículos estacionados próximos à rede elétrica;
  • Não plantar espécies de grande porte, como o eucalipto, embaixo das linhas de transmissão e redes de distribuição;
  • Não realizar poda de árvores que estejam próximas ou tocando na rede elétrica;
  • Não realizar queimadas próximas à rede elétrica.

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,900SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo