Mais de 18,6 milhões de estudantes participam, nesta terça-feira (3), da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), alcança um marco histórico com cobertura recorde: 57.222 escolas de 5.566 municípios, representando 99,93% do território nacional o maior índice desde sua criação, em 2005.
“A OBMEP chega aos 20 anos plenamente consolidada como um dos principais eventos do calendário escolar, presente na quase totalidade dos municípios brasileiros”, destacou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.
Nesta etapa, os alunos têm 2h30 para resolver 20 questões objetivas, distribuídas em três níveis conforme a escolaridade: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). As provas são aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. O resultado será divulgado em 1º de agosto, e a segunda fase acontece em 25 de outubro.
Premiação estimula talentos e professores
A OBMEP vai distribuir 8.450 medalhas nacionais sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os melhores desempenhos estaduais também serão reconhecidos, com mais de 20,5 mil medalhas.
Estudantes medalhistas de escolas públicas terão acesso ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), com bolsa mensal de R$ 300 financiada pelo CNPq, além de aulas de aprofundamento em matemática.
Neste ano, 969 professores premiados receberão diploma, livro de apoio e uma medalha de ouro especial. Além disso, concorrerão a oito viagens: seis para a cerimônia nacional de premiação em 2026 e duas para o prestigiado Encontro do Hotel de Hilbert, evento que reúne os destaques do PIC para aulas avançadas de matemática.
Imagem: Reprodução