quarta-feira, abril 24, 2024
Desde 1876

Primeiro dia dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém surpreende jurados e a Aldeia Cabana

Bem elaborado, o desfile oficial das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém foi realizado com sucesso pela Prefeitura de Belém, na noite da sexta-feira, 1°. Com a Aldeia Cabana em festa e o clima de alegria, os enredos das agremiações trouxeram exuberância e magia, além de oferecer grandes shows à população. Ontem, sábado, 02, os desfiles se realizaram bem ao estilo carnavalesco, sob chuva, já que estamos no inverno amazônico.

Na primeira noite, a Avenida Pedro Miranda recebeu mais de 3 mil brincantes, cerca de 20 carros alegóricos e teve mais de 5 horas de samba e folia. Por ela, passaram: Boêmios da Vila Famosa, Os Colibris, Deixa Falar, Matinha e a Embaixada de Samba do Império Pedreirense.

Para o pesquisador carnavalesco, Miguel Santa Brígida, que já foi jurado de concursos anteriores e preparador do júri de carnaval, o Carnaval de 2024 representa uma “virada”, pois para esta edição, muitas coisas foram repensadas para a melhoria dos desfiles, em sua estrutura e na organização.

“Eu acho que a prefeitura deu um passo importantíssimo, que foi trabalhar com as ligas de Belém, e partir disso tudo está sendo positivo. A gente está tendo o primeiro carnaval valendo depois da pandemia, pois esse irá reorganizar os grupos e ele volta para o caminho que estava se devendo. Desde a primeira escola, a gente percebe a força e a expressivo que o nosso carnaval tem”, reforça Miguel Santa Brígida.

O assistente cultural Marckson de Moraes, apaixonado pelo Carnaval de Belém, marcou presença na aldeia para prestigiar as escolas. Ele declara que: “Todos os desfiles foram lindos e a avenida está muito bem organizada. As escolas arrasaram na animação, na empolgação e deram realmente um show de espetáculo”, confessa Marckson.

ÚLTIMO GRITO NA ALDEIA

A programação na Aldeia Cabana continuou ontem, com os desfiles das demais escolas de samba do grupo especial. É o último dia do concurso oficial de Belém, no qual as escolas: Piratas da Batucada; Império de Samba Quem São Eles; Bole Bole; Acadêmicos da Pedreira; Rancho Não Posso me Amofiná e Xodó da Nega, disputam por sua permanência no grupo especial.

Para Jamil Mouzinho, coordenador-geral do Carnaval de Belém, neste último fim de semana, todas as escolas de samba apresentarão espetáculos na avenida, e tudo graças a parceria direta com as Ligas Carnavalescas.

“Tudo está ocorrendo dentro do programado. Essa retomada do Carnaval de Todas as Cores, junto com o Carnaval Sustentável, está permitindo uma intensa participação da população. O carnaval foi discutido intensivamente com as ligas, ao longo do ano, para que chegássemos até aqui. Então, podemos esperar grandes desfiles, grandes espetáculos e uma interação fantástica com a nossa população”, enfatiza Jamil Mouzinho.

Além da Fumbel, também estão envolvidos no Carnaval de Todas as Cores as secretarias municipais de Saneamento (Sesan), de Meio Ambiente (Semma), de Saúde (Sesma) e de Urbanismo (Seurb), assim como a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Coordenadoria de Comunicação Social (Comus) e Guarda Municipal de Belém (GMB).

Imagens: Agência Belém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Governo do Estado
banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo