sexta-feira, março 27, 2026
Desde 1876

Vídeo: Quantas empresas de comunicação com 150 anos estão funcionando?

O Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ (www.aprovinciadopara.com.br), fundado em 25 de março de 1876 por Antonio Lemos, após 12 anos de paralisação, foi relançado oficialmente em 25 de novembro de 1947, quando o jornalista Assis Chateaubriand lhe devolveu a atividade.

Posteriormente, voltou a permanecer inativo por 16 anos. No entanto, tal qual uma fênix que ressurge das cinzas, o Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ, detentor de uma trajetória marcante no jornalismo paraense e brasileiro, renasceu mais uma vez. Em 14 de agosto de 2018, fruto do sonho e da determinação do casal de empresários Carlos Santos e Aline Santos, o veículo foi relançado em formato digital, consolidando-se como está hoje, presente em diversas plataformas.

Assim, reafirma-se como um patrimônio histórico e cultural do povo do Pará e do Brasil.

Hoje, o jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ, com 150 anos de existência, está no mercado da mídia moderna, na forma digital e online com noticiário em tempo real, fazendo o que sempre teve como meta: noticiar e informar com isenção e absoluta primazia.

A pergunta que se faz, é quantos órgãos de imprensa ainda sobrevivem nos dias atuais e com um passado que remonta de três séculos: Século XIX, quando foi fundado; Século XX e agora, no século XXI. Eis a história de A PROVÍNCIA DO PARÁ, o jornal Sesquicentenário da era moderna.

Da Redação do Jornal A PROVÍNCIA DO PARÁ/Imagem: Acervo de A PROVÍNCIA DO PARÁ

Banpará-Cartões-de-Crédito-Banpará-Mastercard-300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

50,319FansLike
3,543FollowersFollow
22,900SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
GovPA_Dia-da-Mulher-2026_320x320px

Mais recentes