sábado, maio 25, 2024
Desde 1876

Equatorial Pará orienta clientes sobre o momento certo de mudar a fiação elétrica interna

A mudança da fiação elétrica antiga por uma nova garante segurança e economia de energia.

Quando se constrói um imóvel, todo o sistema elétrico que vai compor o empreendimento deve ser bem planejado. Diversos fatores são importantes a serem observados durante a construção, e a instalação elétrica estando escondida nas paredes ou forros, impede, muitas das vezes, de ser observada com a devida atenção e pode causar o adiamento de uma reforma elétrica necessária.

A Equatorial Pará alerta que a troca da fiação elétrica antiga de um imóvel somente ocorre quando problemas e falhas começam a aparecer. A distribuidora orienta que nem sempre essa consideração deve ser feita com a rede elétrica, pois cada um dos componentes que é usado em um circuito de energia possui uma vida útil.

De acordo com o Executivo de Segurança, Marcelo Tucunduva, com o avanço tecnológico dos elementos que compõem a fiação elétrica, garante mais economia e segurança.

“Não existe uma regra sobre quanto tempo é preciso realizar a troca da fiação elétrica dentro de um empreendimento. O importante é ficar atento aos sinais que os defeitos da fiação apresentam antes de ter um problema definitivo, como quedas de energia, possíveis falhas de isolamento dos fios, curtos, entre outros”, frisou ele.

Fios – Com o passar do tempo, todo o material da sua rede elétrica sofre desgaste. Por exemplo, fios descascam, amassam ou apodrecem depois de alguns anos de uso. Esses sinais de que a fiação elétrica não está em boas condições e precisa ser substituída imediatamente. Além desse sinal de que a fiação está antiga, pode representar, também, que a forma como ela é utilizada não está mais compatível com a estrutura original.

Disjuntores – Estes dispositivos utilizados para proteger a fiação elétrica, podem desarmar para evitar problemas maiores na rede elétrica da interna do ambiente. Ao desarmar com bastante frequência pode representar desgaste. Verifique junto a um eletricista se já está no momento certo de trocar o dispositivo.

Rede emitindo calor – Parte da energia elétrica da casa puxada por cabos é perdida na forma de calor, em vez de ser utilizada nos aparelhos. A maioria é feita, normalmente, para aquecer o mínimo possível e garantir maior eficiência. Quando os fios esquentam de forma demasiada, é sinal de que há problemas elétricos na casa. Neste caso, costuma ser difícil identificar a causa e, por isso, o mais recomendado é chamar um profissional.

Oscilações – A oscilação é um forte sinal de que a energia que está chegando à sua casa não está estável. As oscilações são comuns quando aparelhos de maior potência são ligados, por exemplo, mas não devem ocorrer de forma frequente. As variações de energia podem danificar os equipamentos que ficam ligados à rede de forma permanente, como geladeira.

Relógio com defeito – O relógio que mede o consumo de energia na residência, por exemplo, também precisa estar no foco das atenções. Problemas na estrutura, como aparelhos que puxam demais, fios cruzados ou gatos, por exemplo, o relógio continua gerando gastos, mesmo quando desligado. Nesse caso, desligue a rede e veja se o relógio continua se movendo. Caso ainda esteja registrando gastos, é hora de acionar a Equatorial Pará para fazer verificação na rede.

Choques – Um sinal de que a fiação está antiga são os choques elétricos que podem acontecer na porta da geladeira ou no chuveiro elétrico, para quem usa. Nestes casos, é importante averiguar onde está o defeito, a fim de evitar acidentes e fatalidades;

Quando um desses problemas aparecem, é importante verificar onde estão os problemas, chamar um profissional qualificado para fazer uma inspeção na rede e a manutenção preventiva. É sempre importante lembrar que, somente pessoas autorizadas podem manusear a rede elétrica. A Equatorial Pará reforça que toda falta de energia deve ser registrada nos canais oficiais de atendimento que estão disponíveis 24h, por meio do 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br, pelo aplicativo Equatorial Energia ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo