quinta-feira, maio 30, 2024
Desde 1876

Prefeitos de cidades da América Latina visitam obras executadas em Belém para a COP-30

Prefeitos de cidades brasileiras e de outros países da América Latina, que participaram do 3º Encontro Nacional do ICLEI, em Belém, visitaram obras estruturantes e de preparação da capital para a COP-30. O encontro é realizado em parceria com a Prefeitura de Belém.

Os gestores visitaram as obras de duplicação e macrodrenagem da Avenida Bernardo Sayão; Conjunto Habitacional da Condor; canal de descarga da Caripunas Beira-Mar, Portal da Amazônia. A visita terminou no Bosque Rodrigues Alves. 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Christiane Ferreira, avaliou como positiva os de três dias de discussão, palestras, encontros e acordos realizados nos Fórum de Cidades Amazônicas, Fórum LAC Urban Shift, Gap Found Step Project, no Encontro Nacional dos Secretários e Secretárias do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras e no 3º Encontro Nacional dos Governos pela Sustentabilidade (ICLEI).

Troca de experiência e boas práticas

“O evento como um todo foi excelente. Melhor ainda a gente poder mostrar o que Belém faz. Nós sabemos que temos dificuldades, mas buscamos alternativas para que a gente consiga superá-las. Isso é muito positivo, porque a realidade dos municípios brasileiros é de orçamento reduzido, então esses momentos, além de poder trocar experiências, fazer a permuta de boas práticas, você também sai com mais esperança, sabendo que tem com quem contar”, ressalta a secretária.

Quem também avaliou o evento de forma positiva foi a coordenadora da Assessoria do Clima da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, Daniela Mueller. “Embora em contextos diferentes, observando tudo que foi feito e está sendo realizado pela cidade de Belém, pode-se considerar que os caminhos ao enfrentamento das mudanças climáticas são comuns, necessários e estratégicos, independente do ambiente e do território em que se encontram as populações, mesmo com tantas diferenças de culturas, de vida e de hábitos”, aponta a coordenadora.

O diretor-geral do Departamento Administrativo de Gestão do Meio Ambiente de Santiago de Calí (Colômbia), Maurício Mira, ficou impressionado com as obras e parabenizou a Prefeitura de Belém, lembrando que as cidades têm compromissos parecidos.

“Somos anfitriões, pois vamos realizar a COP de Biodiversidade em outubro deste ano (2024) e Belém vai realizar a COP de mudança climática, no próximo ano. São cidades que enfrentam os mesmo desafios. Queremos trabalhar de forma conjunta, por isso assinamos um memorando de entendimento, um acordo entre as cidades de Belém do Pará e Santiago de Calí, para trabalhar conjuntamente e, de uma maneira ou outra, identificar o que estamos fazendo como cidades”, acrescenta.

Texto: Márcia Lima

Fonte: Agência Belém/Foto: Amaralis Marisa/Agência Belém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo