O verão amazônico é o período marcado por temperaturas elevadas, redução das chuvas e ar mais seco, que aumentam os riscos de problemas respiratórios e outras infecções. A combinação de calor intenso, maior concentração de poeira e poluentes no ar favorece a circulação de vírus, bactérias, fungos e ácaros, que podem desencadear crises de rinite, asma, gripes e outras doenças.
De acordo com a médica alergista pediatra Natasha Carepa Roffé, professora do curso de pós-graduação em Pediatria da Afya Educação Médica Belém, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas estão entre os mais vulneráveis nesse período. “O ar seco e a transpiração aumentada contribuem para a desidratação e dificultam a eliminação de vírus e bactérias pelas vias respiratórias, aumentando a suscetibilidade a infecções”, alerta.
Um dos principais aliados para fortalecer o sistema imunológico é a alimentação balanceada. “Temos uma variedade de alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E, além de minerais como zinco e ferro, que ajudam no funcionamento do sistema imunológico e fortalecem o organismo no combate às doenças neste período”, explica a especialista.
Alimentos que fortalecem a imunidade
Para garantir uma boa defesa do organismo, é fundamental investir em uma dieta rica e variada. Alguns alimentos recomendados incluem:
- Fontes de vitamina C: laranja, acerola, limão, caju, goiaba, morango, pimentão, brócolis e couve.
- Fontes de vitamina A: cenoura, abóbora, manga, mamão e espinafre.
- Fontes de zinco: carnes magras, feijão, grão-de-bico, lentilha, castanha de caju e sementes de abóbora.
- Fontes de vitamina: D: gema de ovo, leite, iogurte e peixes gordurosos, como sardinha e salmão.
- Fontes de vitamina E e antioxidantes: oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), sementes (linhaça, chia) e azeite de oliva.
- Alimentos com ação antimicrobiana natural: alho, cebola, gengibre e cúrcuma.
OUTRAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Além de uma alimentação saudável, a médica recomenda hidratação constante, uso de máscaras em locais com acúmulo de poeira ou fumaça, vacinação em dia, boa rotina de sono e cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos regularmente.
Para as crianças, idosos e portadores de doenças crônicas, é importante também evitar atividades físicas ao ar livre nos horários de maior calor (entre 10h e 16h) e higienizar brinquedos e objetos frequentemente.
“Manter o sistema imunológico fortalecido durante o Verão Amazônico é fundamental para prevenir infecções e garantir mais qualidade de vida, especialmente para os grupos mais suscetíveis”, reforça a Dra. Natasha.
SOBRE A AFYA
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.
Imagem: Divulgação