quarta-feira, maio 29, 2024
Desde 1876

Anvisa proíbe produto que causa cegueira à população feminina

A decisão da ANVISA de proibir um produto amplamente popular, querido por muitas mulheres, trouxe à tona questões cruciais sobre segurança e saúde. A medida, destinada a proteger os consumidores, destaca a importância de uma abordagem cautelosa diante de produtos que podem representar um risco grave para a saúde, especialmente quando se trata de algo tão intimamente relacionado à autoestima e bem-estar das pessoas.

A Anvisa recebeu informações sobre relatos de casos de efeitos indesejáveis supostamente ocasionados por produtos cosméticos para modelar/trançar os cabelos. Cegueira temporária foi um dos efeitos indesejáveis notificados à Agência.

Uma vez que esses produtos, após aplicados, podem permanecer por horas ou dias nos cabelos, faz-se necessário um cuidado especial com os olhos, buscando sua proteção, quando os cabelos entrarem em contato com água.

No final de 2023, havia registros de 26 casos de efeitos indesejáveis supostamente relacionados com o uso de pomadas para modelar/trançar os cabelos nos bancos de dados da Anvisa.

Substância fatal e pelo de rato: A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de temperos populares de mercados.

Segundo a Agencia Brasil, a Anvisa emitiu sobre os problemas de saúde que podem ser causados pela aplicação incorreta de cosméticos ou pelo uso de produtos sem selo de qualificação. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) também se mostrou atenta para o aumento de incidentes que prejudicam a saúde dos olhos.

Em seu site, no dia 19 de janeiro de 2023, a Anvisa determinou a proibição da Comercialização, Distribuição, Fabricação, Propaganda, Uso, assim como, o recolhimento do produto POMADA MODELADORA DA MASTER HAIR fabricado pela empresa NOELMA SIMARA RIBEIRO GAMA – CNPJ: 07.308.873/0001-05.

Não foi encontrado nenhum pronunciamento da marca sobre o ocorrido.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) emitiu uma nota sobre. “Essas pomadas irregulares têm substâncias químicas, que ao entrarem em contato com os olhos, causam uma lesão na córnea, aquela primeira membrana transparente na parte frontal do olho.”

“Geralmente isso acontece quando a pessoa usa a pomada em dia de chuva, vai tomar banho ou entrar na piscina. Os problemas vão desde irritação nos olhos, conjuntivite, até perda temporária da visão”, explica o diretor da SBO, Rodrigo Pegado.

DENÚNCIA

A Anvisa oferece diversos canais para receber denúncias sobre produtos e serviços de saúde irregulares. Você pode denunciar online, por telefone, presencialmente ou pelo aplicativo da Anvisa. Detalhe o fato, identifique o problema, apresente provas e solicite sigilo se desejar.

A Anvisa investiga todas as denúncias e trabalha para proteger a saúde da população. Denuncie e ajude a garantir a segurança e a qualidade dos produtos e serviços de saúde no Brasil!

Imagem: Reprodução, Montagem – TV Foco

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo