segunda-feira, abril 22, 2024
Desde 1876

Exposição “Juruti – Festival das Tribos” Revela a Diversidade Indígena

O Festival das Tribos de Juruti (Festribal), conhecido por sua rica tradição cultural paraense, é tema de uma exposição que percorrerá todas as regiões do Brasil. Brasília, no Distrito Federal, foi a primeira capital a receber a mostra, intitulada “Juruti – Festival das Tribos”, no Senado Federal, entre 20 e 23 de fevereiro.

As próximas cidades a serem contempladas são:

Porto Alegre (RS) – 01 a 21 de março, no Centro Cultural Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

Vitória (ES) – 02 a 22 de abril, no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado

Salvador (BA) – 07 a 22 de maio, no Museu Eugênio Teixeira Leal

Manaus (AM) – 04 a 20 de junho, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Belém (PA) – 01 a 15 de julho, no Museu de Arte Sacra

Juruti (PA) – 26 a 31 de julho, no Tribódromo

A exposição, idealizada pelo fotógrafo e artista Alexandre Baena, apresenta 14 telas que retratam a identidade dos povos originários homenageados no Festival. São sete telas dedicadas à etnia Muirapinima e sete à etnia Munduruku.

O Festribal, realizado anualmente no último final de semana de julho no município de Juruti, oeste do Pará, é um verdadeiro espetáculo a céu aberto. As etnias Munduruku (representada pelas cores vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) se enfrentam em um duelo artístico no Centro Cultural da cidade, conhecido como Tribódromo. Alegorias cênicas, danças e cantos indígenas encantam o público estimado em 5 mil pessoas.

O Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti é reconhecido como Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112, de 19 de março de 2008, e como Patrimônio Cultural do Município de Juruti pela Lei Municipal nº 1.010, de 23 de setembro de 2011.

Fotos: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,600SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Governo do Estado
banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo