quinta-feira, maio 23, 2024
Desde 1876

Segunda ação conjunta de rios beneficia a região de várzea em Santarém

Durante três dias – 15,16 e 17 deste mês – a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), promoveu a 2ª ação conjunta de rios. A ação beneficiou os moradores da área de várzea: Boca de Cima do Aritapera, Boa Vista do Tapará e Saracura.

A equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares e policiamento comunitário escolar, levaram atendimentos com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas escolas das comunidades polos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os moradores em situação de vulnerabilidade social receberam Serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras): atendimentos social, psicológico, informações e orientações sobre o Cadastro Único, inclusão de cadastro, recadastramento, transferências, fornecimento do NIS; informações sobre Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC e outros programas e benefícios, encaminhamentos; emissões das Carteiras de Trabalho Digital, autista e interestadual do idoso. Também foram realizadas orientações sobre o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti). Foram realizados 656 atendimentos no total.

De acordo com a coordenadora, Rosiane Matos, o foco principal das viagens é atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, que estão sob ameaça e violação de direitos, além de fortalecer os vínculos familiares, prevenir o abandono, combater estigmas e preconceitos, assegurar proteção social imediata e atendimentos interdisciplinar, psicossocial às pessoas que moram em comunidades mais distantes e que têm dificuldades para vir à sede do município de Santarém, devido principalmente às condições financeiras.

“Foram três dias de ações na região de várzea, com muitos atendimentos realizados. Durante o trabalho, encontramos algumas situações muito delicadas envolvendo crianças e idosos que necessitou de uma rápida atuação de rede de proteção que estava ali presente. São nesses momentos que percebemos a importância dessas ações e de uma rede coesa e comprometida com a população”, avaliou.

“Desta vez, fomos em três grandes polos contemplando a região de várzea e já agradecemos à população que esteve buscando seus atendimentos, agradecemos a todos os envolvidos nessa grande ação, aos parceiros que estiveram com total dedicação e sem medir esforços levaram os serviços ofertados aqui em Santarém. Vamos continuar chegando mais perto da população com os nossos serviços”, agradeceu Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Imagens: Agência Santarém

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo