Exame será realizado em 23 de março em 11 capitais.
O Revalida é destinado a profissionais formados em medicina fora do Brasil que desejam atuar no país. O objetivo é garantir a qualidade do atendimento médico no Brasil, tanto por estrangeiros quanto por brasileiros formados no exterior. O exame, que começou a ser aplicado em 2011 pelo Inep, autoriza a revalidação do diploma por universidades públicas brasileiras que participam do programa.
O exame é dividido em duas etapas: a teórica, com 100 questões objetivas e discursivas, e a prática, que avalia as habilidades clínicas em diferentes cenários de atendimento, como atendimento primário, ambulatorial, hospitalar e de emergência.
A aprovação na prova teórica é obrigatória para que o candidato possa avançar para a segunda fase, que examina a competência prática nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e medicina da família.
Revalida de 2025/1
O Revalida de 2025/1 tem 17.776 inscritos e confirmados, o que torna esta edição a maior em número de participantes.
As provas da primeira etapa serão aplicadas em 23 de março, em 11 capitais: Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Em 26 de março, serão divulgadas as versões preliminares dos gabaritos e primeira fase de recursos. Entre 24 e 29 de março, o participante deverá enviar documentação comprobatória de conclusão de curso do exterior (diploma, certificado ou declaração) também pelo Sistema Revalida.
Se a documentação foi aprovada em edições anteriores do Revalida, não precisará ser enviada novamente. O sistema do exame fará a homologação de forma automática. O resultado final da primeira etapa será conhecido em 3 de junho.
O site do Inep tem mais informações sobre o Revalida.
Baseado com informações da Ag.Brasil