domingo, maio 19, 2024
Desde 1876

Estado investe mais de R$ 5,5 milhões em auxílio às famílias em situação de emergência

Somente no primeiro trimestre de 2024, o governo do Pará, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já investiu mais de R$ 5,5 milhões em auxílios para famílias em situação de emergência nos municípios paraenses. São grupos familiares atingidos por  estiagem ou por fortes chuvas, cheias e alagamentos. Já foram distribuídas cerca de 19 mil cestas humanitárias, 2.600 kits dormitório, 1.500 colchões e quase 80 mil litros de água. Atualmente, 15 municípios estão em situação de emergência, sendo oito por chuvas intensas, três por estiagem, dois por erosão costeira e dois por enxurrada e alagamento.

O chefe da Divisão de Operações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Marcelo Pinheiro, explica que o trabalho nesses casos é realizado de forma sistêmica e integrada entre os municípios e a União. Ao ocorrer um desastre em algum município, a própria prefeitura é responsável por garantir a resposta inicial. O Estado, de acordo com o major, garante suporte complementar, com pessoal, logística, assistência humanitária, suporte técnico, entre outros cuidados, se necessário.  

“Dependendo da magnitude do evento, do impacto lá no município, a União entra também para auxiliar tanto o Estado quanto o município. E a nossa atuação de resposta, da Cedec, abrange algumas áreas: busca e salvamento de pessoas, resgate de pessoas e de bens, assistência humanitária e restabelecimento dos serviços, principalmente os essenciais. Aí nós estabelecemos um sistema de comando integrado, montamos um gabinete de crise ou posto de comando, para a gente poder gerenciar o evento até o retorno da normalidade dentro do município”, explica o major.

Entre as ações realizadas em 2024 pela Cedec, atrelada ao Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), se destacam as ajudas humanitárias nos municípios de Tucuruí, Vitória do Xingu e Porto de Moz, por conta da estiagem; Paragominas e Ipixuna do Pará pelas fortes chuvas; e Rio Maria, por conta da cheia do rio e também das fortes chuvas.

Monitoramento 24 Horas

A Cedec realiza, diariamente, a emissão dos boletins com os alertas e também atua com equipes de Plantão 24 Horas, para intervir em caso de chuvas ou vendavais. Em situações emergenciais, é realizado um cadastro de famílias afetadas e as informações são encaminhadas ao Estado, município ou União, para que as famílias possam ser acolhidas, e assistidas com ajuda humanitária, auxílios do Programa Recomeçar, entre outras ações. 

A Cedec também, em casos necessários, encaminha as famílias para abrigos, articulando a rede de assistência social junto aos municípios.

Fonte: Agência Pará/Foto: Pedro Guerreiro/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,700SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo