Para garantir celeridade e qualidade no atendimento policial nas delegacias durante o feriado prolongado da Semana Santa, a Polícia Civil do Pará ampliou a quantidade de policiais civis e servidores administrativos nas delegacias de Salinópolis, Bragança e Marapanim (incluindo o Distrito de Marudá), no nordeste paraense. O trabalho é realizado de forma integrada com as demais forças de segurança, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Segundo o delegado Dilermando Dantas, da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), que integra a coordenação itinerante, as equipes estão atuando em regime de plantão 24 horas para garantir o atendimento essencial à população. “Estamos seguindo o planejamento operacional do reforço da Operação Semana Santa e, como esperado, os municípios contemplados apresentam tranquilidade”, informou o delegado.
Em Salinópolis, além do acolhimento de ocorrências na unidade policial, equipes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA), Divisão de Polícia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) estão nas ruas com fiscalização em estabelecimentos comerciais e coibindo poluição sonora em vias públicas.
A operação contempla ainda os municípios de Abaetetuba, Barcarena, Cametá, São João de Pirabas, e também o Marajó e outras regiões.
Deam virtual – Nos distritos de Mosqueiro e Outeiro, pertencentes a Belém, servidores da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) entregam folders de divulgação dos serviços oferecidos pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Virtual (Deam Virtual), parte da programação realizada pelo governo do Estado em março.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, o atendimento virtual para vítimas de violência doméstica e familiar é um passo significativo na proteção dos direitos das mulheres, e está sendo divulgado diariamente. “Com essa ação, vamos informar à população os serviços ofertados na plataforma onde oferecemos suporte às vítimas de violência de gênero e solicitação de medidas protetivas de urgência”, destacou o gestor.
Uma frente de trabalho começou, na última quinta-feira (28), fiscalizações da Operação “Lei Seca”, feitas por meio da aplicação do teste do bafômetro, e fiscalização nas estradas que dão acesso à Ilha de Mosqueiro (no trecho que passa pelo município de Benevides) e Salinópolis.
Fonte: Agência Pará/Foto: Talison Lima/PC