Prefeitura de Santarém e Equatorial Energia oficializaram nesta terça-feira, 10, parceria para a festa do Çairé. A concessionária de energia formalizou o repasse de R$ 800 mil para o fomento à festa, por meio da Lei Semear.
O Programa Estadual de Incentivo à Cultura realiza a seleção pública de propostas culturais que poderão ser viabilizadas por meio de patrocínio. Os projetos selecionados recebem um “certificado de enquadramento”, que os credenciam a captar recursos para potenciais patrocinadores.
“A Equatorial é uma das empresas que mais contribuem para a cultura paraense e não poderíamos ficar de fora desse grande evento, que é o Çairé 2024”, disse o gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Gilliard Vaz.
O prefeito Nélio Aguiar lembrou que quando assumiu a gestão, em 2017, o Tesouro Municipal financiava quase 100% da festa.
“Fomos avançando na captação de recursos, buscando apoio de empresas através da Lei Semear e outras leis de incentivo à cultura. E nós encontramos no estado do Pará, em Santarém, uma empresa como a Equatorial, que sempre vem nos apoiando. Apoiou nos investimentos da Filarmônica Municipal, no Çairé do ano passado e este ano está conosco novamente, com um valor de R$ 800 mil, a maior cota de patrocínio. Esse apoio da Equatorial vai permitir que tenhamos o melhor Çairé de todos os tempos, com grandes atrações musicais, belas apresentações dos nossos botos Cor de Rosa e Tucuxi, além do nosso rito tradicional”.
O Çairé será realizado oficialmente de 19 a 23/09 na Vila de Alter do Chão.
Imagem: Agência Santarém