Candidato ao cargo de vice-prefeito pelo município de Santo Antônio do Tauá, o atual presidente da Câmara de Vereadores, Anatan Carvalho de Barata, está sendo denunciado junto ao Ministério Público Eleitoral por diversos crimes, desde improbidade administrativa, compra de votos, desvio de verbas e por receber salário como vereador e como vigia sem exercer a função há cerca de dez anos. O político já responde por desvios de verbas que eram destinadas à reforma do palácio do Legislativo tauasense.
Em um dos trechos, o denunciante, que não teve seu nome revelado pelas autoridades, por medida de segurança, diz que “desde eleições passadas, venho denunciando o fato de o senhor Anatan Carvalho de Barata receber o salário de vigia efetivo de Santo Antônio do Tauá sem trabalhar. Fazem mais de 10 anos que ele recebe sem trabalhar e ninguém faz nada. Ele vem distribuindo cheques-moradia para a população em troca de votos. Anatan oferecia Seguro-Defeso, mas foi pegado, e foi descoberto o desvio dos recursos da Câmara de Vereadores, mas Anatan continuaria distribuindo cheques-moradia e continua recebendo o salário de vigia efetivo sem trabalhar”.
Segundo o denunciante, o vereador “acumula um enorme patrimônio em nome de familiares e fazendo empréstimos a juros com ameaças de morte à população devedora”.
Agiotagem é crime previsto contra o sistema financeiro do Brasil. Os atos que pesam contra o candidato a prefeito são muitos e estão ouriçando os bastidores da política em Santo Antônio do Tauá. A expectativa é que o Ministério Público Eleitoral abra uma apuração para ver a questão das denúncias de duplo salário oriundo da mesma fonte; compra de votos com cheques-moradia e promessas de inclusão de pessoas, possíveis eleitores, no programa do Seguro-Defeso.
A reportagem já tentou várias vezes ouvir o senhor Anatan Barata, mas jamais as ligações foram atendidas. O espaço segue aberto para que ele apresente sua defesa.
Imagem: Divulgação