domingo, dezembro 8, 2024
Desde 1876

Segup coordena mais de 1.300 ações ostensivas na primeira etapa do Enem 2024

Um início de prova tranquilo foi registrado neste domingo (03) nos 711 locais de prova, na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024). O esquema de segurança coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceira com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), conta com mais de 6 mil agentes.

No Pará, mais de 247 mil candidatos, distribuídos por 81 municípios, realizam o certame. Para garantir o policiamento e o ordenamento em locais de prova, cerca de 1.339 ações ostensivas foram executadas. As atividades estão sendo acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, em comunicação direta com os centros regionais e o Centro Nacional, em Brasília (DF), por meio do Sistema Córtex.

Após o fechamento dos portões, às 13h, a prova começou meia hora depois. As forças de segurança prosseguem monitorando a execução do certame por meio do sistema de câmeras e com o policiamento de área.

Prioridade – À tarde, em sua avaliação do trabalho conjunto nesta primeira fase do Enem, o titular da Segup, Ualame Machado, disse que a “segurança do Exame é nossa prioridade máxima, e estamos trabalhando incansavelmente para que a prova ocorra sem incidentes. Para garantir a segurança do Enem 2024 estamos com um plano de ação abrangente, que inclui o aumento do policiamento às proximidades dos locais de prova; monitoramento constante por meio de câmeras de segurança e tecnologia de inteligência, e patrulhamento ostensivo para inibir qualquer tipo de crime ou perturbação, em colaboração com as forças de segurança estaduais e municipais. Seguimos com o trabalho conjunto de todas as forças de segurança”.

Neste domingo, as ações acompanham a realização do certame até o último malote com as provas ser devolvido, o que está previsto para às 23h30, e encaminhados às unidades centralizadoras, onde ficarão até o encerramento da segunda fase do Enem, e posteriormente direcionados ao Estado de São Paulo, onde as provas serão corrigidas.

Ocorrências – Três apurações relacionadas a crime de poluição sonora próximo a locais de prova foram averiguadas pela Polícia Civil em três municípios – Benevides (Região Metropolitana de Belém), Santarém (Oeste) e Cametá (Nordeste).

A Polícia Judiciária atuou com orientações em algumas situações, sem a necessidade de gerar ocorrência. Pela manhã, duas escolas no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, apresentaram problemas técnicos no fornecimento de energia. Equipes da concessionária de energia normalizaram o serviço. À tarde, a concessionária atuou em Muaná, também no Marajó, para normalizar o serviço em uma escola municipal, após uma ave atingir a fiação elétrica, e resolveu logo o fornecimento de energia.

A Operação Enem 2024 envolve, de forma integrada, representantes de diversos órgãos, incluindo agentes dos Correios, Exército Brasileiro, polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), grupamentos Aéreo e Fluvial da Segup (Graesp e GFlu), guardas municipais e órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Evento (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Enem.

Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo