Evento no Hangar celebra a literatura e a cultura amazônica com homenagens a Wanda Monteiro e Mestre Damasceno
Por Governo do Pará (SECOM)
A abertura da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, neste sábado (16), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, contou com a presença da vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, que participou da cerimônia de entrega simbólica dos livros aos homenageados desta edição e visitou os estandes acompanhada da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. O evento é o maior do segmento na Região Norte e o quarto maior do Brasil, reunindo escritores, artistas e representantes da cultura popular.
Durante a solenidade, foram entregues exemplares das obras aos homenageados Wanda Monteiro e Mestre Damasceno – este último representado pelo produtor cultural Guto Nunes. Para celebrar o criador do Búfalo Bumbá, também foi exibido um vídeo sobre sua trajetória e contribuição à cultura marajoara.
“A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é a maior da região Norte e a quarta maior do Brasil. É muito importante porque valoriza a nossa cultura. Recebemos aqui artistas e escritores que preservam e difundem a nossa história. Convido toda a população a participar: esperamos cerca de 400 mil pessoas ao longo da programação. Não percam”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan.
Entre os títulos lançados estão: “Mestre Damasceno e as Cantorias do Marajó”, de Antônio Carlos Pimentel Jr., com ilustrações de Mandy Modesto; “Wanda Monteiro – Poesia Reunida”, da própria autora; e “O Homem Rio – A Saga de Miguel dos Santos Prazeres”, de Benedicto Monteiro, em celebração ao centenário do escritor.
Valorização da cultura amazônica
A secretária de Cultura, Ursula Vidal, ressaltou o caráter plural da feira.
“É uma feira do livro, mas também das multivozes, porque entendemos a importância de valorizar a oralidade, os saberes, os fazeres e as tradições da nossa gente. Celebramos nomes como Mestre Damasceno e Wanda Monteiro, exemplos de resistência e identidade cultural amazônica”, afirmou.
A escritora Wanda Monteiro emocionou-se com a homenagem que também remeteu ao legado de seu pai, Benedicto Monteiro.
“Nós temos a obrigação de compreender a importância da literatura para a nossa existência. Meu maior agradecimento à organização da feira, que durante esses sete dias celebra a literatura e a cultura do nosso povo”, disse.
Programação
A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue até a próxima sexta-feira (22), sempre das 9h às 22h (com entrada até as 21h), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. A entrada é gratuita.
Anterior