domingo, abril 6, 2025
Desde 1876

‘Caminhos de Bujaru’ é inaugurada e promete impulsionar ecoturismo e cultura quilombola no Pará

Destinada ao cicloturismo, o percurso conecta dois territórios quilombolas, promovendo integração cultural, conservação ambiental e geração de renda

Durante um evento marcado por emoção, pedaladas e celebrações, foi oficialmente inaugurada neste sábado (5) a trilha ecológica de longo curso “Caminhos de Bujaru”, no nordeste paraense. A iniciativa é pioneira no município e foi idealizada pela Prefeitura de Bujaru, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Destinada ao cicloturismo, o percurso conecta dois territórios quilombolas, promovendo integração cultural, conservação ambiental e geração de renda.

Com trajetos de 35 km e 70 km, os ciclistas partiram da Praça das Bandeiras e seguiram até a Fazenda Bom Jesus, localizada no quilômetro 20 da PA-140. O percurso, totalmente sinalizado, revela paisagens exuberantes, como igarapés de águas cristalinas, vegetação nativa e construções históricas que ajudam a contar parte da rica trajetória de Bujaru. Os participantes foram recebidos com medalhas de conclusão e participaram de sorteios de prêmios, incluindo uma bicicleta oferecida pela Amazônia Bike.

Prefeito de Bujaru, Miguel Júnior
Prefeito de Bujaru, Miguel Júnior

Para o prefeito de Bujaru, Miguel Júnior, o lançamento da trilha representa um marco para o município e para toda a região nordeste do Pará. “Estamos muito felizes em inaugurar um projeto inédito, que além de fomentar o turismo e a preservação ambiental, também gera emprego e renda. Bujaru agora está no mapa nacional e até mundial, com o cadastro da trilha no aplicativo e-Trilhas, reconhecido internacionalmente. Em um ano em que o Pará se prepara para receber a COP30, essa é uma resposta clara de que é possível conciliar desenvolvimento com preservação ambiental”, destacou.

Secretária de Meio Ambiente de Bujaru, Leuda Coelho
Secretária de Meio Ambiente de Bujaru, Leuda Coelho

Realização – A secretária de Meio Ambiente de Bujaru, Leuda Coelho, celebrou a concretização de um sonho antigo. “Foi uma construção coletiva. Com o apoio do Ideflor-Bio, aprendemos a mapear, sinalizar e estruturar uma trilha como essa. Todos os guias passaram por capacitação, e conseguimos unir a comunidade em torno de um propósito maior: valorizar nosso território. A partir de agora, o turismo sustentável será uma nova fonte de oportunidades para Bujaru”, disse, emocionada.

Assessora de Gestão do Ideflor-Bio, Lena Pinto
Assessora de Gestão do Ideflor-Bio, Lena Pinto

Representando o Ideflor-Bio, a assessora de Gestão Lena Pinto destacou o papel da instituição como articuladora da sustentabilidade no Pará. “Essa trilha é um exemplo de como podemos promover lazer, gerar renda e proteger o meio ambiente. O apoio do Governo do Estado, por meio do governador Helder Barbalho, foi essencial. A população de Bujaru merece esse reconhecimento e estamos aqui para fortalecer essas iniciativas”, afirmou.

Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio e novo presidente da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso
Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio e novo presidente da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Protagonismo – Quem também participou da cerimônia foi Júlio Meyer, gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio e novo presidente da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. Ele ressaltou o protagonismo do município na execução do projeto. “Bujaru deu um show de gestão. A trilha segue todos os padrões nacionais: tem sinalização, mapeamento, atrativos naturais e culturais integrados e já está disponível nas plataformas digitais. É um exemplo de como a governança municipal pode liderar ações sustentáveis com grande impacto social”, elogiou.

A trilha “Caminhos de Bujaru” também possui um forte viés educativo. Visitantes e estudantes terão a oportunidade de aprender sobre a biodiversidade amazônica, a importância da conservação e os modos de vida das comunidades quilombolas. “É uma forma de ampliar a conscientização sobre práticas sustentáveis, valorizando o conhecimento tradicional e promovendo o respeito à natureza”, reforçou Leuda Coelho.

Carlinhos da AACC, acompanhado do sobrinho, o pequeno Alex
Carlinhos da AACC, acompanhado do sobrinho, o pequeno Alex

Incentivo – Entre os participantes, estava o ciclista Carlinhos da AACC, acompanhado do sobrinho, o pequeno Alex. “Trago crianças para o pedal desde cedo porque o esporte é um caminho para a disciplina e o bem-estar. A trilha está perfeita, muito bem sinalizada. É um orgulho participar do primeiro pedal de um projeto tão importante como esse”, comentou Carlinhos, veterano das competições regionais e nacionais.

Outro que fez questão de pedalar no dia da inauguração foi o jovem Victor Ferreira, morador de Bujaru. “Descobri o ciclismo há pouco tempo, mas já virou parte essencial da minha vida. Pedalar por essa trilha, com tanta beleza e história, é algo que nunca vou esquecer. Foi uma experiência transformadora”, relatou.

A expectativa é que o município se consolide de vez na rota do ecoturismo paraense. Pequenos negócios, guias locais, artesãos e empreendedores da região devem sentir os primeiros impactos positivos ainda neste semestre. A trilha, além de interligar territórios, se firma como símbolo de união entre comunidades, natureza e desenvolvimento sustentável.


Foto: Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,066FansLike
3,656FollowersFollow
22,300SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×