A Sespa estende a campanha de vacinação contra a gripe até 29/11, visando proteger a população paraense de complicações e sobrecarregar o SUS.
A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada devido à baixa adesão da população. Até o momento, apenas 25% da meta de vacinação foi alcançada, ficando abaixo dos 90% esperados para os grupos prioritários.
A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o estado. A Sespa orienta que todos os grupos prioritários procurem os postos de vacinação mais próximos de sua casa para se protegerem adequadamente contra a influenza e contribuir para a saúde coletiva.
A vacinação é direcionada principalmente a dois grupos:
Grupo prioritário: inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas e professores. É fundamental que todos os membros desses grupos recebam a vacina, pois eles estão mais vulneráveis aos efeitos graves da influenza.
Outros grupos: a vacinação também abrangerá pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará