quarta-feira, agosto 27, 2025
Desde 1876

Igrejas de Belém se unem em Rede de Hospitalidade com propósito para acolher visitantes da COP30

INICIATIVA MOBILIZA MUTIRÃO DE ACOLHIMENTO EM RESPOSTA CONSTRUTIVA AOS PREÇOS EXCESSIVOS PRATICADOS PELO SETOR DE HOSPEDAGEM

Igrejas de diferentes denominações estão se unindo em um movimento inédito para receber os milhares de visitantes esperados para a COP30. A Rede de Hospitalidade com Propósito vai cadastrar residências dispostas a oferecer hospedagem a preços adequados — sem sobrepreço — ou gratuitamente, inspirando-se tanto na secular tradição católica do Círio de Nazaré, que todos os anos acolhe milhares de devotos de Nossa Senhora de Nazaré, quanto na forte história evangélica da cidade, berço da Assembleia de Deus no Brasil.

Além de promover hospitalidade e integração entre diferentes tradições cristãs, a iniciativa surge como resposta construtiva aos preços excessivos praticados no mercado de hospedagem para o período da conferência. A proposta da Rede é também inspirar ajustes no próprio mercado: para os cristãos que já anunciaram imóveis, não se trata de negar o direito de cobrar e obter renda, mas de rejeitar a vantagem abusiva, em obediência ao que a Bíblia ensina. Isso significa rever preços e alinhar condutas. Já para os que ainda vão disponibilizar suas casas, a mobilização busca garantir desde o início a prática da hospitalidade fundamentada nos princípios do Reino, reconhecendo que acolher é um mandamento para todo cristão.

Com essa abordagem, a Rede de Hospitalidade com Propósito reforça que o cristão não é contra o lucro, mas contra a vantagem abusiva, ecoando o ensino bíblico: “O Senhor detesta balanças desonestas, mas os pesos exatos lhe dão prazer” (Provérbios 11:1).

além disso, elas oferecem a capacidade de agir com rapidez, usando cultos, missas, reuniões e até grupos de WhatsApp para levar essa mensagem adiante. Como estamos correndo contra o relógio, essa velocidade é essencial. A Rede de Hospitalidade com Propósito nasce desse ambiente e dessa urgência, para tocar o coração das pessoas e gerar transformação em pouco tempo. E, mesmo sendo uma iniciativa nascida no seio da fé cristã, está aberta também a todos que compartilham desses valores.

A iniciativa vem para somar às ofertas de hotéis, pousadas e serviços formais de hospedagem, ampliando a capacidade de acolhimento da cidade. A meta é engajar o maior número possível de denominações cristãs e cadastrar, em 45 dias, entre 1.000 e 3.000 leitos para atender jornalistas, pesquisadores, organizações e turistas. Nas primeiras adesões, os organizadores já contam com 800 leitos prontos para cadastro.

A primeira versão da plataforma digital da Rede entrará no ar em 26 de agosto, exclusiva para o cadastro de anfitriões, igrejas, instituições parceiras e voluntários. As vagas gratuitas estarão disponíveis para os hóspedes a partir de 1º de setembro, garantindo tempo para organização, verificação e qualidade das ofertas. Imóveis cadastrados pela Rede que envolverem pagamento serão direcionados para a plataforma oficial da COP30 (cop30.bnetwork.com), em integração com o sistema oficial já em implantação pelos governos.

O esforço da sociedade civil dialoga diretamente com a mobilização já conduzida pelos governos estadual e federal para garantir a realização da COP30 em Belém. Ao propor um mutirão de acolhimento solidário, a Rede se soma como mais uma expressão prática de cooperação entre comunidades de fé e poder público, semeando uma iniciativa que poderá gerar frutos duradouros: mais turistas, mais negócios, mais investimentos sociais e novas oportunidades para uma região que tanto precisa e merece.

Foto: Reprodução

Recuperação de Credito 300-x-100
Recuperação de Credito 300-x-100

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

48,859FansLike
3,609FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
POUPANÇA BANPARÁ 320x320
POUPANÇA BANPARÁ 320x320
Webbanner_320x320px
Webbanner_320x320px
Verão2025_320x320px
Rastreabilidade Bovina_320x320px
Entregas Ananindeua - 320x320

Mais recentes