Sistema de Segurança Pública do Estado e o município também distribuem pulseiras de identificação para ajudar nos casos de crianças perdidas
Por André Macedo (SEGUP)
Dentro da “Operação Verão 2025”, o Governo do Pará tem intensificado esforços para aumentar a segurança da população durante o mês de julho, período das férias escolares, por meio da atuação integrada dos órgãos de segurança pública estaduais e municipais. Em Mosqueiro, na Região Metropolitana de Belém, entre as ações desenvolvidas estão a prevenção e conscientização para coibir o uso de linhas cortantes, o combate à importunação sexual e a prevenção para evitar crianças perdidas.
“A Operação Verão é um esforço integrado para garantir a segurança e o bem-estar de todos os veranistas. Estamos focados em ações preventivas, como a fiscalização contra linhas cortantes com cerol, que representam um perigo para nossos jovens. Além disso, estamos intensificando o combate à importunação sexual, garantindo um ambiente seguro e respeitoso para todos. A orientação aos pais e responsáveis, com a identificação de crianças por meio de pulseiras, é uma medida simples, mas eficaz, para evitar o desaparecimento e garantir a tranquilidade das famílias. Nosso objetivo é proporcionar um verão seguro e agradável para todos, com a colaboração de cada cidadão”, afirma o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

Equipes da Polícia Civil e da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS) orientavam banhistas e veranistas na praia do Chapéu Virado. A artesã Marilene Souza, responsável pelo pequeno Pedro Henrique, elogiou a ação e recebeu uma pulseira de identificação com o nome da criança e telefone de contato dos pais.
“Excelente essa iniciativa de identificação de crianças com pulseiras, destacando a importância da segurança que essa medida proporciona tanto para a criança quanto para nós, responsáveis”, disse. Em Mosqueiro desde a sexta-feira, 11, ela expressou satisfação com a segurança pública na ilha e ressaltou a importância do apoio da segurança pública para a população. “Estou gostando e para nós que sempre estamos em Mosqueiro tem sido bom ver essa atuação do Estado”, concluiu.

‘Não é Não!’ – A Polícia Civil com a Viatura Rosa, realizou a entrega de panfletos da campanha “Não é Não!”, reforçando o enfrentamento à importunação sexual e à violência contra a mulher.
Entre as orientações, a da proibição de linhas cortantes com cerol e linha chilenas também ocorreu em Mosqueiro. A Lei Estadual nº 9.597/2022 proíbe a posse, fabricação e comercialização de linhas cortantes com cerol (vidro moído), linha chilena e similares, independentemente da aplicação de cerol.
As linhas preparadas artesanal e industrialmente podem causar ferimentos e lesões graves, a depender do corte, e até ocasionar a morte das pessoas. Caso identificado material irregular, as forças de segurança fazem o recolhimento desses materiais. Além do risco de ferimento em pessoas que entram em contato com a linha, o fornecimento de energia pode ser prejudicado se as linhas atingirem a rede de distribuição.
A Operação Verão 2025, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, em parceria com os órgãos municipais, mobiliza mais de cerca de 9.2 mil agentes para ações integradas, ostensivas e preventivas que estão sendo desenvolvidas em 50 localidades do Estado.