Com o tema “Cuidado integral à saúde do homem com foco nas ações de prevenção do câncer de próstata”, na última sexta-feira, 22 de novembro, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou rodas de conversa entre usuários, acompanhantes e profissionais do Centro, a fim de reforçar a importância do cuidado integral à saúde do homem.
Alusiva à campanha Novembro Azul, a ação de educação em saúde foi conduzida pelo enfermeiro assistencial da instituição, Rômulo Rodrigues, em dois momentos: às 10h e às 15h, no Hall do Bloco C do CIIR, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de abordar práticas para a promoção da saúde masculina.
Segundo o profissional de saúde, além da prevenção, as rodas de conversa abordaram outros temas importantes votados à saúde do homem, como alimentação, prática de atividades física, realização de exames periódicos e cuidados com o sono e a saúde mental. A atividade educativa de saúde destacou, ainda, a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
“A importância dessa ação é visibilizar mais informações de cuidado e prevenção ao câncer de próstata, tanto para os nossos usuários e acompanhantes quanto para os profissionais da instituição, pois sabemos que a temática ainda precisa ser abordada e discutida na sociedade. O intuito dessa roda de conversa leva informação sobre o que é a próstata, qual sua função, qual é a epidemiologia de casos de câncer de próstata no Brasil, formas de diagnóstico e quais os tratamentos disponíveis, principalmente, com foco na prevenção”, enfatizou o enfermeiro Rômulo Rodrigues, especialista em Neurologia do Centro.
O enfermeiro também destacou que as rodas de conversa criam um espaço de interação para que os participantes possam fazer perguntas, receber informações e replicá-las para a população.
Público – Durante o acompanhamento dos filhos pequenos, que são usuários com paralisia cerebral assistidos pelo CIIR, Benedito Aviz, 53 anos, aprovou a iniciativa realizada no Centro.
“Eu acho muito importante essa roda de conversa porque nos traz conscientização sobre os cuidados preventivos com a nossa saúde. Por exemplo, eu tinha um vizinho que, infelizmente, faleceu aos 60 anos por ter negligenciado a saúde dele e nunca ter feito o exame para diagnosticar o câncer de próstata. Tem que fazer o exame”, reforçou Benedito.
Entre os profissionais participantes, Fabrizio Barros, 50 anos, também enfatizou a importância do evento na instituição. Para o profissional, que atua como supervisor de SHL (Serviço de Higienização e Limpeza), a roda de conversa foi uma atividade fundamental e enriquecedora.
“Principalmente para nós, homens, para quebrar alguns tabus que nós temos em relação ao exame de prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Durante o evento, houve perguntas muito pertinentes ao assunto, que foi respondido de forma bem explicativa entre os usuários, acompanhantes e colaboradores”, pontuou o profissional.
Importância – De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, em todas as regiões do Brasil, atrás apenas do câncer de pele, com estimativas de 71.730 novos casos por ano para o triênio 2023-2025. Além disso, ocupa o segundo lugar entre as causas de morte por câncer na população masculina, evidenciando sua relevância epidemiológica no país. No entanto, a detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de sucesso no tratamento. A campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos na saúde masculina, tendo em vista que muitos homens ainda negligenciam exames regulares e acompanhamento médico.
No próximo dia 26, a roda de conversa será realizada para os usuários, acompanhantes e profissionais do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), unidade gerenciada pelo Centro de Reabilitação. A ação de educação em saúde será conduzida pela enfermeira do Cetea, Vanessa Jinkings Carneiro, e realizada no Auditório, às 11h. A profissional possui especialização em Urgência e Emergência e é pós-graduanda em Saúde Mental.
Estrutura – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço : O CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
Texto: Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)
Fonte: Agência Pará/Foto: Grupo De Humanização/GTH/CIIR