Em parceria com a Sespa, e contando com a solidariedade dos familiares, a Central Estadual de Transplantes captou dois rins e um fígado
Por Ascom (Governo do Pará)
Referência em média e alta complexidade no nordeste paraense, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), no município de Capanema, realizou, no sábado (9), sua primeira captação de órgãos, um marco para a instituição e a rede de saúde pública no Pará. A ação foi coordenada pela Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e contou com o empenho das equipes do Hospital e da Central.
Foram captados dois rins e um fígado, que seguiram para Belém, onde serão implantados em pacientes que aguardam na fila única do Sistema Nacional de Transplantes, obedecendo a rigorosos critérios técnicos e legais. O procedimento só foi possível graças ao gesto generoso da família do doador, que em um momento de dor autorizou a doação, permitindo que outras vidas sejam salvas.
Transparência e segurança – Para o gerente Assistencial do HRPC, Eduardo Machado, o momento é de gratidão e muito significado. “Estamos realizando a primeira captação de fígado e rins da Região dos Caetés, respeitando a vida e transformando um momento de dor e perda em esperança para outras pessoas. De forma humanizada, a gestão do Complexo Hospitalar dos Caetés garantiu que todos os protocolos médicos, éticos e legais fossem cumpridos, assegurando a qualidade e a viabilidade dos órgãos, bem como a transparência e segurança em todo o processo. Agradeço e parabenizo a equipe da CIHDOTT, que coordenou com agilidade e eficiência desde a suspeita da morte encefálica até a captação, em parceria com a CET/Sespa, que esteve em nossa unidade capacitando nossa equipe e, uma semana depois, tornou isso possível”, disse o gerente.
Segundo o responsável técnico por transplante de fígado da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Rafael Garcia, a primeira captação de órgãos da história do HRPC é extremamente importante. “Primeiro, pelo gesto de generosidade da família do doador, que possibilitará salvar várias vidas. Segundo, mostra a importância da educação continuada dos profissionais. A Central Estadual de Transplantes ministrou curso de capacitação em diagnóstico de morte encefálica, e na mesma semana aconteceu a doação. Terceiro, essa doação pode servir de estímulo para outras famílias fazerem o mesmo. Diagnosticar morte encefálica, manter o doador viável e realizar a cirurgia de extração dos órgãos são procedimentos de alta complexidade, e isso mostra como o HRPC encontra-se capacitado para atender a população”, ressaltou Rafael Garcia.
O enfermeiro Elivaldo Júnior, membro da Comissão de Ética de Enfermagem e representante da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), avaliou como “uma honra participar dessa ação. Fizemos todo um acompanhamento com os familiares, e todos os envolvidos foram fundamentais para que esse momento acontecesse, possibilitando que, através dessa doação, outras pessoas tenham uma nova oportunidade de vida”.
A captação seguiu o protocolo estabelecido para casos de morte encefálica, que envolve a confirmação do diagnóstico por meio de exames clínicos e complementares, comunicação à Central de Transplantes e acionamento da equipe especializada para o procedimento cirúrgico.
Procedimentos para captação – Quando confirmada a morte encefálica, a Central Estadual de Transplantes (CET Pará) é notificada e fornece o apoio necessário, com materiais e equipe de profissionais especializados para fazer a captação dos órgãos. Para que o processo seja realizado, é imprescindível que os familiares autorizem a doação, o que requer um processo de sensibilização.
A equipe responsável pela captação foi composta pelas enfermeiras Larissa Sena e Aline Carvalho Campos Ribeiro, e pelas cirurgiãs Maisa dos Santos Feitosa e Mariana Pereira Maurity, que se deslocaram até Capanema para o procedimento.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés integra a rede estadual de saúde do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.

Texto: Felipe Brito – Ascom/CHC