terça-feira, abril 15, 2025
Desde 1876

Juventude é ouvida e projeta novos caminhos em Belém

Nova administração municipal estabelece diálogo com lideranças jovens e inicia construção coletiva de políticas públicas para transformar realidades em Belém.

Desde o início do ano, a nova administração municipal de Belem tem trabalhado em diversas frentes de trabalho: zeladoria urbana, inclusão e acessibilidade, mulheres, primeira infância e, agora, estabelece o diálogo com lideranças jovens, dando o primeiro passo para a uma construção coletiva de políticas públicas que contribuam para as melhorias na capital paraense.

Com cerca de meio milhão de jovens vivendo em Belém, os desafios não são pequenos. A Secretaria Executiva de Juventude tem à frente o secretário Pedro Marques e representa um passo estratégico e simbólico de uma gestão que reconhece o papel da juventude como protagonista na construção da cidade. Embora recente, a pasta tem trabalhado para estreitar relações com jovens lideranças de diversos bairros, dos centros às áreas periféricas. Encontros, reuniões e ações conjuntas têm feito parte da rotina da nova equipe de trabalho.

Nosso compromisso é ouvir, dialogar e construir juntos. Queremos que os jovens se sintam parte ativa dessa transformação na nossa cidade. Essa comunicação com os jovens é primordial para entendermos as necessidades deles. — secretário Pedro Marques, titular da Secretaria Executiva da Juventude.

Participação jovem

Na última sexta-feira, 11, um café da manhã simbólico reuniu jovens lideranças dos bairros do Guamá, Jurunas, Val-de-Cans (Cj Marex), Marambaia, Terra Firme, Pedreira, Condor e do distrito de Icoaraci. O objetivo foi claro: ouvir as demandas da juventude para fortalecer os caminhos que a secretaria está traçando para os próximos meses, considerando desafios urgentes como o desemprego, a evasão escolar e a falta de espaços culturais e de formação para esse público, especialmente nas periferias.

Os jovens reforçaram o sentimento de pertencimento e esperança com a criação da secretaria. “Eu venho da periferia e vejo o quanto a juventude precisa de atenção. Até então, éramos esquecidos. Agora temos uma secretaria que vai dar voz e abrir caminhos”, refletiu o estudante Jhonatan Andrade, de 23 anos.

Para Kewyn Shayd, 25 anos, estudante de Turismo na Universidade Federal do Pará (UFPA) e morador do bairro mais populoso de Belém, o Guamá, o momento representa uma virada de chave. “Foi um encontro necessário. A gente conseguiu falar das nossas demandas, apresentar dificuldades e compartilhar ideias. Essa secretaria é uma oportunidade real de transformação para os jovens da periferia”, afirmou.

Na ocasião, o secretário Pedro Marques apresentou ainda iniciativas idealizadas pela equipe e que estão em alinhamento para atender a comunidade jovem. O objetivo é ofertar cursos de qualificação profissional em diversos bairros. Também foi destacada uma ação em conjunto com o Governo do Estado, que oferece lazer, esportes e integração nas unidades das Usinas da Paz (Usipaz); a primeira ação, inclusive, foi um sucesso e reuniu, aproximadamente, 500 jovens no bairro na Usipaz do Jurunas.

Recuperação de Credito 300-x-100
300x100 Banpará Bio 2025
LCI-Banpara300x100px

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

49,055FansLike
3,654FollowersFollow
22,300SubscribersSubscribe
Recuperação de Credito 320-x-320
320x320 Banpará Bio 2025
LCI-Banpara320x320px
320x320_BANNERWEB_SEMANA-DOS-POVOS-INDIGENAS
320x320_BANNERWEB_SEMANA-DOS-POVOS-INDIGENAS

Mais recentes

×