quarta-feira, maio 29, 2024
Desde 1876

Na ONU, Governo do Pará afirma que COP30 em Belém será a COP da floresta

Na sede das Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o governador Helder Barbalho compartilhou o andamento dos preparativos para Belém sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em novembro de 2025. 

Na oportunidade, Helder afirmou que os preparativos estão dentro do cronograma previsto e afirmou que a COP30 em Belém, será a COP da floresta. “Quem estava atrás de hotel seis estrelas teve a COP de Dubai para vivenciar. Quem quiser discutir meio ambiente na floresta será em Belém do Pará a mais extraordinária experiência de meio ambiente do pé no chão da Amazônia”, afirmou o governador arrancando aplausos dos presentes.

O chefe do Poder Executivo estadual paraense afirmou, ainda, que as intervenções realizadas para receber o evento ficarão como legado. “O Governo do Estado tem acesso a consultorias que permitem que nós possamos construir as soluções necessárias para os desafios identificados. Realizamos as construções sempre priorizando deixar legados para população”, explicou Helder Barbalho.

O governador detalhou que a previsão da ONU é que cerca de 140 chefes de Estado compareçam à COP 30 e que a participação popular será importante para o meio ambiente. “Temos absoluta certeza de que a participação e mobilização da sociedade civil será absolutamente intensa. Nós queremos que seja intensa. Queremos a presença de brasileiros, povos tradicionais e das pessoas que estão comprometidas com a causa para que a Amazônia possa cumprir o seu papel estratégico no meio ambiente”, disse.

A apresentação do governador, na sede da ONU, fez parte do evento pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil debate agenda sustentável. Também estiveram presentes importantes e engajadores como Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luíza; Fabio Galindo, CEO da Future Carbon Group; Nikola Ivezaj, vice-presidente sênior da Global Citizen; Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, entre outros. 

A abertura do evento será feita por Rachel Maia, presidente do conselho de administração do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e o CEO Pacto Global da ONU – Rede Brasil,!Carlo Pereira. O evento acontece paralelamente à Brazil Week, dedicada aos negócios brasileiros. O objetivo do evento da ONU foi aproximar as empresas e práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e da Agenda 2030.

Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, pondera que a agenda é de extrema importância para gerar conscientização e discussão sobre como os ODS podem estar presentes nos modelos de negócios. “A crise climática já é uma realidade e os eventos extremos serão cada vez mais recorrentes. Vocês estão aqui, agora, para trocar experiências e conhecimentos porque o setor empresarial é imprescindível nessa mudança”, finalizou.

Fonte: Agência Pará/Foto: Thalmus Gama/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
21,800SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
Prefeitura
Banpara

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo