O técnico Dorival Júnior projetou os jogos do Brasi na Data Fifa de novembro, contra Venezuela e Uruguai, válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O treinador comanda o primeiro treino na manhã desta segunda-feira, 11, no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Procença, o Mangueirão, em Belém, e vê uma equipe mais preparada do que nas partidas anteriores.
O primeiro confronto será contra a Venezuela, fora de casa, na próxima quinta-feira, 14, às 18h (de Brasília). O rival da Seleção Brasileira ainda não perdeu como mandante na competição e isso foi um dos temas comentados pelo técnico da seleção canarinho.
“Espero que possamos aproveitar tudo aquilo que foi feito nos dois jogos anteriores. Tiramos coisas positivas e vamos levar para uma partida tão importante. A Venezuela está invicta dentro de seu estádio, jogando com muita propriedade, e nós teremos um compromisso difícil, porém, acredito que estejamos ainda melhor preparados do que nas partidas anteriores”, disse em entrevista.
Nesta Data Fifa, Murillo, ex-Corinthians e atualmente no Nottingham Forest, da Inglaterra, foi o único atleta chamado pela primeira vez por Dorival. O restante dos atletas já foi convocado por Dorival anteriormente. Assim, ele aposta na manutenção do grupo para garantir os resultados positivos nos duelos.
“Teremos praticamente apenas dois períodos de treinamento para enfrentar a Venezuela. Teremos que ter muito cuidado especial, uma preparação acima do normal para um jogo em que nós precisaremos de toda a força possível, para que encontremos o melhor resultado. São jogadores que já se conhecem, que vêm começando a encontrar um caminho importante, que eu espero que seja ainda melhor após essas duas partidas seguidas.”
VISTORIA DA SEEL
No fim da tarde de ontem, domingo, 10, o secretário titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e vice-presidente eleito de Belém, Cássio Andrade, esteve no Mangueirão para inspecionar os últimos detalhes do gramado e de toda a estrutura organizada para receber os treinos da Seleção Brasileira de Futebol, nos dias 11, 12 e 13 deste mês, que se prepara para o jogo contra a Venezuela, em Maturín, no dia 14 de novembro, partida válida pela Data Fifa, das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Cássio Andrade ressaltou a felicidade em receber a seleção mais uma vez no Estádio do Mangueirão e destacou a estrutura do local.
“O Governo do Estado do Pará, por meio da Seel, está trabalhando diariamente e agora com quase tudo pronto, para receber a nossa Seleção Brasileira, o gramado está impecável, estamos com o nosso vestiário equipado, com todo o conforto e comodidade que o mangueirão oferece. A Seleção vai ser muito bem atendida. Também teremos uma sala para receber a imprensa internacional, uma área exclusiva. Enfim, tudo pronto para receber a nossa seleção, que daqui parte para competir rumo à copa de 2026”, disse o secretário da Seel, Cássio Andrade.
SELEÇÃO E O PARÁ
A Seleção retorna à capital paraense após um ano, aonde realizou a partida vencendo a Bolívia, com uma goleada pelo placar de 5 a 1, em setembro de 2023. Em um Mangueirão com mais de 48 mil pessoas vibrando do início ao fim da partida. Noite especial para Neymar, que marcou dois gols, chegando aos 79 com a camisa Amarelinha e superando Pelé como maior goleador da história da seleção brasileira. Rodrygo, em uma atuação de destaque, também balançou as redes duas vezes, e Raphinha completou a vitória. Ábrego fez o único gol dos bolivianos.
O estádio, que foi completamente reconstruído e modernizado, foi determinante para a escolha da Confederação de trazer, novamente, a Seleção para Belém, pois o local atende os padrões exigidos pela Fifa, colocando a capital paraense na rota de grandes eventos esportivos. Além disso, a reestruturação total do Mangueirão elevou o seu nível de segurança e conforto. O local possui capacidade para mais de 50 mil torcedores, além dos novos acessos e a estrutura interna para os times que chama atenção dos clubes que jogam no estádio. O gramado do Mangueirão, do tipo “Bermudas Celebration”, a mesma utilizada nos principais estádios do mundo, é apropriado para o clima tropical de Belém.
LOCALIZAÇÃO
A localização de Belém é mais próxima de Maturim, local do jogo contra a Venezuela, que acontece no dia 14 de novembro. De avião, a viagem dura cerca de 3h.
Em quarto lugar nas eliminatórias com 16 pontos, o Brasil encara a Venezuela, dia 14 de novembro, às 17h (de Brasília), em Maturin. Já no dia 19, o adversário será o Uruguai, às 21h45, na Fonte Nova, em Salvador. (Da Redação de A PROVÍNCIA DO PARÁ com informações da Gazeta Esportiva e assessoria da Seel)
Imagens: Gazeta Esportiva e Jessé Lima