quinta-feira, novembro 7, 2024
Desde 1876

Sedap entrega kits para análise de água a piscicultores de 25 municípios paraenses

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) repassou, na quarta-feira (12), aos municípios de Colares e São Caetano de Odivelas, no nordeste do Pará, o kit técnico para o controle e análise da qualidade de água utilizada na piscicultura.

Para esta quinta-feira (13), está prevista a entrega para o município de Altamira, no sudoeste paraense. Com essas entregas, o número de kits distribuídos já alcança 25 municípios paraenses, com potencial para a piscicultura.

Por exemplo, na quarta-feira (12), a entrega foi feita pelo secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Giovanni Queiroz, e pelo coordenador de Aquicultura da Sedap, Alan Pragana, aos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que atendem os municípios.

Segundo a engenheira de pesca Andreia Lisboa, técnica da Emater, os kits vão atender direta e indiretamente ao todo 18 produtores que atuam na piscicultura de Colares e São Caetano de Odivelas. “Esses kits são essenciais para a qualidade de água na piscicultura, que agora a gente vai começar a monitorar a partir dessa aquisição. É a água que vai decidir o alimento, a quantidade de peixe e uma melhor qualidade do pescado que vai chegar na mesa do consumidor”, destaca.

O uso do kit é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor aquícola no Estado, pois permite o monitoramento contínuo da qualidade da água utilizada na criação do peixe, como também no manejo adequado dessa água. 

Sobre os Kits – De acordo com o coordenador de Aquicultura da Sedap, Alan Pragana, o kit vem com manual de instruções e pode ser utilizado por produtores, técnicos ou engenheiros, desde que saibam interpretar os dados. 

“Os kits de análise de água aferem todas as características físico-químicas da água. Eles analisam oxigênio, pH, turbidez, amônia e outros fatores físico-químicos que possam interferir na criação do pescado. Para quem trabalha no setor de piscicultura, é importante verificar se tem impureza na água, se está limpa e se pode ou não fazer o cultivo”, explica.

A Sedap já realizou a entrega de kits para 25 municípios paraenses, com forte potencial na piscicultura, são eles: Altamira, Colares, São Caetano de Odivelas, Tracuateua, Bragança, Benevides, Muaná, Santa Izabel, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Abaetetuba, Curuçá, Marituba, Redenção, Vitória do Xingu, Vigia, Mãe do Rio, Ananindeua, Brejo Grande do Araguaia, Castanhal, Bujaru, Santa Bárbara, Mocajuba, Terra Alta e Paragominas. O repasse da ferramenta, é uma das ações do Governo do Estado para o fomento da piscicultura  paraense, por meio da Sedap, em convênio com as prefeituras municipais.

Serviço – Para as prefeituras que quiserem fazer a solicitação dos kits, basta enviar um ofício para a Sedap, via protocolo físico ou por e-mail (sedap.cdaq@gmail.com), que o pedido será entregue para as prefeituras municipais solicitantes.

Fonte: Agência Pará/Foto: Thiago Cruz/Ag Pará

artigos relacionados

PERMANEÇA CONECTADO

0FansLike
0FollowersFollow
22,100SubscribersSubscribe
- PUBLICIDADE-
MIX

Mais recentes

×
Pular para o conteúdo